sexta-feira, março 23, 2012

PARQUE DOS POETAS - Megaprojeto da Cultura








O Parque dos Poetas é o resultado da vontade de homenagear os poetas e a poesia nacional. Nasce de um conceito inicial de David Mourão-Ferreira e do escultor Francisco Simões, para celebrar a poesia e imortalizar os poetas portugueses esculturalmente representados.

É um projeto da co-autoria do arquiteto paisagista Francisco Caldeira Cabral e da arquiteta paisagista Elsa Severino. Nesta primeira fase, o Parque tem 10 hectares com praças, alamedas e recantos que convidam à evasão, bem como um auditório ao ar livre, uma fonte cibernética, o bosque da poesia,  um parque polidesportivo e o Estádio Municipal de Oeiras.

O Parque é atravessado pela "Alameda dos Poetas", percurso principal em que assenta a concepção geral do espaço. Por sua vez, a Alameda é ladeado por "ilhas", pequenos jardins temáticos que acolhem estátuas de poetas, escolhidos por serem representativos da poesia de expressão portuguesa.

Para seleccionar os poetas que estariam representados no Parque nas suas primeira e segunda fases, os responsáveis do projeto consultaram diversas instituições, habilitadas para apurar um seleção de 60 autores. Dos nomes que constam da lista final, 50 são portugueses e 10 são autores de países ou territórios de expressão portuguesa.

As várias épocas literárias ficam também representadas, sendo que 20 dos poetas escolhidos são do século XX e os restantes de outras épocas. Na área aberta ao público - a primeira fase - estão integradas 20 esculturas de poetas do século XX, da autoria do escultor Mestre Francisco Simões.

Teixeira de Pascoaes, Florbela Espanca, José Gomes Ferreira, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Alexandre O'Neill, Camilo Pessanha, José Régio, Vitorino Nemésio, Jorge de Sena, Carlos Oliveira, Mnuel Alegre, David Mourão-Ferreira, António Gedeão, Ruy Belo e António Ramos Rosa são os poetas aqui representados e de alguns dos quais as estátuas podem ser apreciadas nesta 1.ª fase.

Para a seleção dos artistas plásticos que executaram as esculturas da 2.ª fase, a Câmara Municipal de Oeiras contou com a colaboração de entidades como a Academia Nacional de Belas Artes, a Sociedade Nacional de Belas Artes, a Associação internacional dos Críticos de Arte e as Faculdades de Belas Artes do Porto e de Lisboa.

Quando a 2.ª fase do Parque estiver concluída, a área total do recinto será mais do dobro da atual, limitada a nascente por Paço de Arcos, a Poente pelo aglomerado de Oeiras, a sul pelo viaduto do Espargal e a norte pelas vias de ligação à Rotunda de Cacilhas (Fonte Luminosa), num total de mais 15 hectares, totalmente dotado de acessos para pessoas portadoras de deficiência.

A poesia nacional continuará a constituir o tema central do Parque, que terá 40 esculturas de 40 poetas executadas por 40 escultores de diferentes correntes estéticas.

Para homenagear Luís de Camões será criada a zona Ilha dos Amores, que além de uma estátua do poeta terá a vegetação descrita em Os Lusíadas. O Parque irá ainda passar a dispor de um Garden Center, um edifício temático designado Templo da Poesia, um anfiteatro e de um estacionamento subterrâneo.

O Parque tem 700 lugares de estacionamento em zonas circundantes e a vigilância do espaço é assegurada pela Polícia Municipal.

Para a 2.ª Fase, cuja concretização está em curso, ficaram imortalizados, em esculturas, os seguintes poetas: D. Dinis, João Roiz de Castel-Branco, Gil Vicente, Garcia de Resende, Bernardim Ribeiro, Sá de Miranda, Cristóvão Falcão, Diogo Bernardes, Luís de Camões, António Ferreira, Francisco Rodrigues Lobo, Soror Violante do Céu, Frei Jerónimo Baía, Correia Garção, Filinto Elísio, Nicolau Tolentino, José Anastácio da Cunha, Marquesa de Alorna, Manuel Maria Barbosa Du Bocage, Almeida Garrett, António Feliciano de Castilho, Alexandre Herculano, Soares dos Passos, João de Deus, Antero de Quental, Gomes Leal, Guerra Junqueiro, António Feijó, Cesário Verde e António Nobre.




Uma bela sugestão para este tempo de férias da Páscoa: uma visita a este Parque dos Poetas tão aprazível, quanto didático e convidativo ao sossego e meditação...



LOCALIZAÇÃO FREGUESIA: Oeiras
LOCALIZAÇÃO: Rua São Salvador da Baía, Oeiras
CONTACTOS: (351)214 408 583/ 214 406 543

Aberto todos os dias
Entrada Gratuita
Horário: 8h00 - 22h00







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...