sexta-feira, julho 29, 2011

JOÃO SILVA - O Orgulho do Fotojornalismo Nacional






No passado mês de outubro de 2010, o mundo e muito particularmente Portugal, foram surpreendidos por uma inesperada e chocante notícia. 
Foto de João Silva - Menção Honrosa do World Press 

João Paulo da Costa Silva, de 44 anos de idade, fotógrafo de profissão e radicado na África do Sul, ficou gravemente ferido depois de ter pisado uma mina, no sul do Afeganistão. Segundo o porta-voz do The New York Times, jornal para o qual o fotógrafo trabalha atualmente, João Silva perdeu "parte de ambas as pernas", apresentando ainda "danos pélvicos e hemorragias internas".

Segundo fonte da família do repórter fotográfico, que é residente em Joanesburgo, Silva foi levado durante a manhã do dia seguinte para a Alemanha, depois de os médicos se terem certificado que o seu estado clínico tinha estabilizado após a amputação parcial de ambas as pernas a que foi submetido.
Foto de João Silva - Melhor Fotografia do World Press

Segundo um colega do The New York Times, o fotógrafo continuou a disparar a máquina fotográfica enquanto o punham na maca e lhe administravam morfina. Bill Keller, editor executivo do diário norte-americano, afirmou que, para quem conhece João Silva, isto não constitui nenhuma surpresa.

Mas a recuperação do repórter tem sido fabulosa. Assim nove meses depois, quando uma colega de João, com quem este apenas se tinha cruzado no Afeganistão, no Iraque, Sabrina Tavernise foi destacada para fazer a cobertura do encerramento do hospital militar Walter Reed Army Medical Center, onde João Silva esteve a recuperar e a treinar com as duas próteses, o inesperado aconteceu. "Ela encontrou lá uma cara familiar no meio da multidão. João Silva, envergando uma camisola com os dizeres "Pow!", estava de pé nas duas próteses, a fotografar. Estava de volta a sorrir".
Apontamento fotográfico de João Silva

Uma dessas fotografias, onde soldados e visitas admiravam uma demonstração de paraquedistas, de olhos postos no céu, fez ontem a primeira página do The New Yorque Times. Foto essa que inseri no início deste "post". O diretor de Fotografia do jornal, Michele MacNally comentou que, sabendo que João Silva estava no hospital e que tinha consigo o material, lembrou-se de lhe pedir para fotografar. Mas quando ligou a João, já este estava em ação.

Seguidamente afirmou, com ironia: "É uma questão de fazer o melhor com quilo que tenho. Chegará o tempo em que voltarei a correr. Agora só ando..." Estavam reunidas as condições ideais para o regresso ao trabalho de João Silva.
Recuperação de João Silva

O fotojornalista já consegue andar, mas precisa do apoio de uma muleta, na mão direita. Quando vai disparar a máquina fotográfica, passa a muleta para a mão esquerda. A pesar de algumas limitações, João Silva manifestou que estava muito contente por voltar ao trabalho e repetiu: "Há-de chegar a altura em que vou conseguir correr, mas já consigo andar".

Com grande satisfação, soubemos que João Silva não só já consegue andar, como até já  participou na Maratona de Nova Yorque, aberta a atletas deficientes. Cumpriu mais de sete quilómetros.

Este "Artista do Conflito" é, sem dúvida, um espanto e um orgulho Nacional. Assim o considerou o Presidente da República Cavaco Silva, que neste 10 de junho, Dia de Portugal, distinguiu João Silva com a condecoração de Grande Oficial da Ordem da Liberdade.

   






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...