quarta-feira, julho 07, 2010

CIDADE QUE NÃO DORME - I


S.Petersburgo situa-se nas margens do rio Neva, junto à desenbocadura deste rio no Golfo da Finlândia. Antiga Leninegrado (em homenagem a Lenin), em 1991 e por plesbicito nacional, recuperou o seu primitivo nome de S.Petersburgo, que lhe havia sido dado por Pedro o Grande, em homenagem ao seu patrono San Pedro.

Senhora de uma beleza rara, S.Petersburgo conta com inúmeras amostras de arquitectura barroca e neoclássica, e inúmeras igrejas que na era soviética eram utilizadas como depósitos!

De salientar a Catedral de San Isaac, famosa pela sua cúpula dourada, o Museu Hermitage, o Teatro Marlinsky e muitas outras.

Todavia esta cidade é sobretudo famosa pelas suas "noites brancas", fruto de um fenómeno natural. Uma maravilha que dura um par de semanas. Especialmente no dia de solstício de verão, ou seja 22 de Junho, quando o dia dura mais de 18 horas. O céu durante a noite não chega a escurecer e a cidade passa apenas um par de horas entre duas luzes.

Depois de oito meses de inverno longo, o solstício de verão transforma-se numa festa que não esquece a cultura. É no período do Sol da Meia Noite que se realiza o "Festival da Estrela das Noites Brancas", ópera, ballet e concertos. Os Teatros Marlinsky e o Concert hall abrem as suas portas às maiores celebridades mundiais. Entretanto lá fora nas margens do Neva, a festa continua e as pessoas amontoam-se para admirar o fogo de artifício e as pontes iluminadas, sob a luz difusa destas "noites brancas".

É ainda durante este período do Sol da Meia Noite, que S.Petersburgo se torna na cidade que não dorme.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...