sábado, janeiro 05, 2013

O GRANDE GATSBY (2012) - Do Realizador Baz Luhrmann














The Great Gatsby (2012) é a quinta adaptação para o cinema do livro de F. Scott Fitzgerald, um dos marcos da literatura norte-americana, publicado em 1925. Antes desta adaptação cinematográfica agora realizada por Baz Luhrmann, várias outras foram igualmente realizadas, entre as quais se conta uma peça da Broadway. Baz Luhrmann foi também o responsável pelas realizações de Moulin Rouge e Romeu e Julieta.


Questionado acerca do filme, Luhrmann afirmou numa entrevista, ter planeado este "remake" por achar oportuno o seu tema como crítica ao estilo de vida de uma sociedade rica e abastada, muitas vezes totalmente irresponsável. Para concretizar a realização deste projeto, Baz Luhrmann mudou-se em setembro de 2010, com a família, da Austrália para o Chelsea, em Nova Iorque, onde tencionava filmar The Great Gatsby.

Só no final de 2011 Luhrmann avançou com a decisão de apresentar o filme em versão 3D e revelou o seu elenco final. Em 2010, foi comunicado que o filme estava a ser produzido pela Sony Pictures Entertainement, mas em 2011 a Warner Bros conseguiu um acordo para financiar e distribuir mundialmente esta produção. O filme, estrelado por Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan, conta também com os figurinos fascinantes da estilista italiana Prada, abrilhantados pela joalharia Tiffany´s.


The Great Gatsby, de maneira inédita e seguindo o romancista Fitzgerald, narra o percurso de vida do aspirante a escritor Nick Carraway (narrador da história) desde que ele abandona o Centro-Oeste dos Estados Unidos e chega a Nova Iorque na Primavera de 1922, numa época de relaxamento moral, em pleno esplendor do jazz e dos "impérios" das bebidas ilegais.

Em busca do seu próprio sonho americano, Nick Carraway torna-se vizinho de um milionário misterioso e sempre em festas, Jay Gatsby, quando vai viver para o outro lado da baía, para casa da sua prima Daisy e do seu mulherengo marido, o filantropo de sangue azul, Tom Buchanan. Percebendo-se o interesse de longa data de Jay Gatsby por Daisy, e que só Nick conhece, é nesse ambiente que este é seduzido pelo mundo cativante dos super-ricos, as suas ilusões, amores e traições.


Nick Carraway decide, finalmente, usar esta sua experiência de vida para escrever uma história de amores impossíveis, sonhos incorruptíveis e tragédias, espelhos dos nossos próprios tempos e conflitos.

As filmagens iniciadas em 2011, só ficaram totalmente acabadas em 2012, tornando The Great Gatsby num dos grandes filmes do ano de 2012 e grande candidato às maiores nomeações, tal como as suas versões anteriores o foram...



ELENCO: Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire, Carey Mulligan, Joel Edgerton, Isla Fisher, Jason                           Clarke e outros.

FICHA TÉCNICA:

Realizador e Produtor: Baz Luhrmann
Argumento: Baz Luhrmann/Craig Pearce, baseado no romance The Great Gatsby, de F. Scott Fitzegerald
Banda sonora: Craig Armstrong
Montagem: Simon Duggan
Distribuído por: Warner Bros Pictures
Estúdios: Village Roadshow Pictures
Orçamento: 125 milhões de U.S.$ dólares
Estreia prevista: 10 de maio de 2013









Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...