quarta-feira, janeiro 02, 2013

EPIFANIA DO SENHOR - DIA DE REIS - 6 de Janeiro de 2013










A Epifania do Senhor (palavra de origem grega que significa "aparição, fenómeno miraculoso"), é a festa religiosa que a cristandade celebrava no dia 6 de janeiro, ou seja, doze dias após o dia 25 de dezembro, dia de Natal. Porém, a partir da reforma do calendário litúrgico em 1969, passou a ser comemorada doze dias após este dia.

1- Os Três Reis Magos: Melchior, Gaspar e Baltazar                                                  2- Estrela de David

A   Epifania representa a manifestação de Jesus Cristo como enviado de Deus Pai, quando o filho do Criador se dá a conhecer ao Mundo. Segundo a Bíblia, Jesus deu-se a conhecer a diferentes pessoas e em diferentes momentos. Porém o mundo cristão celebra como epifanias três eventos: a Epifania propriamente dita perante os magos do oriente (como está relatado em São Mateus 2, 1-2), à qual se associa a festa do Dia de Reis e que é celebrada no dia 6 de janeiro; a Epifania a João Batista no rio Jordão; e a Epifania aos seus discípulos e início da sua vida pública com o milagre das bodas de Caná, quando começa o seu ministério. Com a festa da Epifania, a Igreja celebra a manifestação de Jesus ao mundo.

1- Evangelho de São Mateus                                                      2-Os Três Reis Magos em Casa de Herodes (J.James Tissot)

A menção da estrela que guiou os magos é uma alusão à estrela de Jacó, que depois se transformou na estrela de David, com seis pontas e doze lados, associando Jesus ao messianismo davídico. Assim também se dá com o nascimento em Belém, que era tida como a terra de origem de David. No seu Evangelho, São Mateus faz todos estes assentos messiânicos para convencer a comunidade dos cristãos oriundos do judaísmo que, em Jesus, se realizavam as suas expectativas messiânicas, conforme a tradição do Antigo Testamento. São Mateus apresenta Jesus como a luz e a glória de Deus para o povo de Israel, adorado universalmente por todos os povos.

1-Jornada dos Reis Magos (Leonaert Branner, 1638-4)                                2-Adoração dos Reis Magos (Lorenzo Monaco, 1421-22)

A Epifania propriamente dita perante os magos do oriente, celebra-se conjuntamente com a festa do Dia de Reis, dia em que, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita e a adoração dos que posteriormente se tornaram nos Reis Magos. Tradição esta que marca para os católicos a veneração a estes magos vindos do oriente e que os converteu nos santos Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data ainda, encerram-se os festejos natalícios para os católicos, e é esta a ocasião em que usualmente se desarmam os presépios e se guardam todos os enfeites natalícios.

Nalguns países, como a Espanha, existe a tradição das crianças colocarem os seus sapatos na janela,  com ervas, antes de irem dormir, para que os camelos dos Reis Magos se alimentem e possam prosseguir a sua viagem até Belém. Em troca, os Reis Magos deixam-lhes doces e guloseimas para comerem quando acordarem. 

1-Adoração (J.James Tissot)                                                2-Adoração dos Magos (Fray Juan Batista)

Existe ainda, em Portugal, o costume de comer neste dia o Bolo-Rei, no interior do qual se encontram escondidos uma fava e um brinde. Quem, ao comer, encontrar a fava, deve pagar o bolo no ano seguinte. 

A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 são conhecidas como a "Noite dos Reis". Em Portugal e também noutros países, sobretudo nas pequenas localidades, sai-se às ruas para cantar "as janeiras" de porta em porta, a troco de receber doces, salgados, e demais guloseimas...Outros países como a França e o Brasil, também festejam o Dia de Reis com danças, comidas típicas e doces regionais.


Adoração dos Reis Magos (Memlig), tríptico do Museu do Prado




EPIFANIA A  S.JOÃO BATISTA NO RIO JORDÃO: 

EPIFANIA DOS REIS MAGOS, EVANGELHO DE SÃO MATEUS (2, 1-2)





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...