sábado, outubro 06, 2012

50 ANOS DE JAMES BOND, O AGENTE OO7 (1962-2012)








Há cinquenta anos, mais precisamente em 1952, um então desconhecido Sean Connery, apresentou-se nos écrans das salas de cinema com a frase "Meu nome é Bond, James Bond" e, após 23 filmes, o espião mais famoso do cinema continua a causar furor nas bilheteiras. Nesta sexta feira, completaram-se 50 anos da estreia do primeiro filme do agente secreto, 007 Contra o Satânico Dr. No.



Sean Connery, Agente 007
A saga não perdeu a sua atualidade graças à adaptação do herói dos romances de Ian Fleming aos tempos modernos, tudo sem alterar a sua personalidade: agente com licença para matar, mulherengo, elegante e rebelde, embora eficiente ao serviço de Sua Majestade, a rainha da Grã-Bretanha.

Após várias tentativas fracassadas de adaptar os livros do escritor britânico ao cinema - Hollywood considerava-os demasiado britânicos - 007 Contra o Satânico Dr. No, estreou no dia 5 de 1962 estreou em Londres tendo o escocês Sean Connery como protagonista e Albert R. Broccoli e Harry Saltzman como produtores.


"Bond Girl" Ursula Andress

Apesar de críticas negativas e diversas queixas pela personalidade anarquista de Bond, a produção assentou as bases do futuro da saga, que já rendeu mais de US$ 5 bilhões com os 22 filmes lançados até aqui. No próximo dia 26 deste mês de Outubro, a lista crescerá ainda mais com a estreia de 007- Operação Skyfall.

Personagens recorrentes como M, Q e Moneypenny, os efeitos tecnológicos e sofisticados ("gadgets") utilizados pelo espião, as "Bond Girls" - interpretada no primeiro filme pela explosiva Ursula Adress - e a fraqueza deste agente com licença para matar pelo "Martini batido, não mexido" aparecem desde o primeiro episódio da série.

Num contexto político marcado pela Guerra Fria, as aventuras do agente 007 salvando o mundo da ameaça comunista fizeram sucesso entre o público, e títulos como Moscou Contra 007, 007 Contra Goldfinger e 007- Os Diamantes São Eternos, bateram recordes de bilheteira nos anos da sua estreia.


Roger Moore, Agente 007


O sucesso da franquia sobreviveu também aos diversos atores encarregados de interpretar James Bond, que mantiveram a essência do personagem, ainda que tenham dado pequenas contribuições particulares: a luta de George Lazenby, a sátira de Roger Moore, a agressividade de Timothy Dalton e a insolência de Pierce Brosnan.

Pouco a pouco, os criadores da saga foram atualizando o protagonista e as histórias: atenuaram os traços machistas do seu caráter, deram mais realce aos personagens femininos, integraram o uso de novas tecnologias e, um vez terminada a Guerra Fria, substituíram os inimigos comunistas por terroristas internacionais.

Jogos de Consola de James Bond, Agente 007

Com o ator Daniel Craig, cuja escolha como James Bond foi muito criticada, a história deu uma volta de 180 graus ao apresentar um personagem mais obscuro e rude, com tramas mais realistas e complicadas e filmes mais viscerais e menos glamorosos.

Finalmente, este novo James Bond mais vulnerável, desencantado com a sua profissão, traído pela mulher que ama e que troca o Martini  com Vodca pela cerveja, causou um novo deslumbramento nos espectadores. Prova disso é que ainda recentemente Roger Moore afirmou que Craig é o melhor 007 de sempre. 

O sucesso do agente secreto ultrapassou as salas de cinema e tornou-se num símbolo do Reino Unido, como o prova a sua aparição na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, num divertido "sketch" com a rainha Elizabeth II. 

Artigos do Agente 007, em exposição no Barbican Centre, em Londres


Por ocasião da celebração dos 50 anos de Bond, a casa Christie's celebra nos próximos dias um leilão beneficiente com artigos de James Bond, entre eles uma moto BMW e um Aston Martin, enquanto o Barbican Centre acaba de encerrar uma exposição com o espião como principal personagem.


A estreia, anunciada para breve de 007- Operação Skyfall, o último filme  do agente 007, acrescentará um novo capítulo a esta história de meio século de espionagens, vilões e mulheres bonitas. 


Não vou perder, como não perdi nenhum dos anteriores... 


Os diversos intérpretes de James Bond, o Agente 007











Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...