segunda-feira, fevereiro 27, 2012

PALMAS PARA "O ARTISTA" - Oscars 2012









A 84.ª cerimónia de entrega do Oscar 2012 foi tão previsível  quanto se esperava. Com excepção de algumas categorias técnicas, a Academia de Artes e Ciências de Hollywood fez a alegria dos apostadores, premiando o filme "O Artista" com cinco Oscares, entre eles o de Melhor Filme do Ano, logo ladeado pelo filme "Hugo"igualmente premiado com cinco Oscares, mas referentes às areas da Tecnologia.

Sendo um ano histórico de produções, a Academia preferiu a popularidade à inovação, não valorizando esta, que "O Artista" utilizou, desde a montagem aos recursos técnicos atuais que lhe asseguraram a qualidade da produção, sob o pretenso formato de filme antigo, do tempo do cinema mudo. Na escolha do Melhor Filme, não me manifestarei, até porque surpreendentemente teria feito outra, muito diferente de qualquer destas.

O "Artista" confirmou o seu favoritismo nas categorias principais: Oscar de Melhor Figurino, Melhor Banda Sonora, Melhor Ator, Melhor Realizador e Melhor Filme, o primeiro estrangeiro a levar o prémio máximo da noite.

Já nas categorias técnicas, "Hugo" reinou praticamente em absoluto, com: Oscar de Melhores Efeitos Visuais, Mistura e Edição de Som, Direção de Arte e Fotografia, o que contrariou o favoritismo de "A Ávore da Vida", que acabou a noite sem ter vencido em nenhuma das três categorias para que tinha sido nomeada.

Depois de trinta anos e dezassete nomeações, Meryl Streep ganhou o seu terceiro Oscar, pelo seu desempenho no filme "A Dama de Ferro", no papel de Margaret Thatcher. Muito aplaudida pela plateia, Meryl emocionou-se durante o seu discurso de agradecimento, extensivo ao seu maquiador e colaborador de longa data, J. Roy Helland, que também ganhou o Oscar de Melhor Maquiagem.

Os vencedores dos troféus de Ator e Atriz Secundários, também corresponderam ao esperado: Otavia Spencer ("Vidas Cruzadas") e Christopher Plummer ("Toda Forma de Amor"), que já tinham ganho todos os prémios nas suas categorias, ao longo da temporada. Aos 82 anos de idade, Christopher Plummer torna-se no ator mais velho a ganhar um Oscar.

O filme iraniano "A Separação", de Ashghar Farthadi, também confirmou o seu favoritismo ao ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

A cerimónia foi apresentada, pela 9.ª vez pelo comediante Billy Crystal, que iniciou a festa com a sua tradicional paródia aos nomeados. As suas piadas, tão previsíveis quanto os prémios, ajudaram a animar uma noite que, apesar de quebrar paradigmas e tentar corrigir tardiamente algumas injustiças, culminou com a vitória saudosista de um filme "à antiga" - o segundo filme mudo a vencer o Oscar, ou antes, o primeiro filme mudo a vencer o Oscar desde 1929...

LISTA DOS VENCEDORES:

Melhor Filme: "O Artista"

Melhor Direção: Michel Hazanavicius

Melhor Ator: Jean Dujardin, "O Artista"

Melhor Atriz: Meryl Streep, "A Dama de Ferro"

Melhor Ator Secundário: Christopher Plummer, "Toda Forma de Amor"

Melhor Atriz Secundária: Octavia Spencer, "Histórias Cruzadas"

Melhor Filme Estrangeiro: "A Separação"

Melhor Filme de Animação: "Rango"

Melhor Argumento Original: "Meia-Noite em Paris", Woody Allen

Melhor Argumento Adaptado: "Os Descendentes", Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash

Melhor Fotografia: "Hugo"

Melhor Direção de Arte: "Hugo"

Melhor Montagem: "Millennium: Os Homens que não Amavam as Mulheres"

Efeitos Visuais: "Hugo"

Melhor Edição de Som: "Hugo"

Melhor Mistura de Som: "Hugo"

Melhor Figurino: "O Artista"

Melhor Maquiagem: "A Dama de Ferro"

Melhor Banda Sonora: "O Artista", Ludovic Bource

Melhor Canção: "Man or Muppet", Os Muppets

Melhor Documentário: "Undefeated"

Melhor Documentário de Curta-metragem: "Saving Face"

Melhor Curta-metragem: "The Shore"

Melhor Curta-metragem Animada: "The Fantastic Books of Mr. Morris Lessmore"





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...