quinta-feira, fevereiro 09, 2012

S. M.RAINHA ELIZABETH II (Parte I) - O Jubileu de Diamante








Em plena popularidade, a rainha de Inglaterra, completou esta segunda feira 60 anos da ascensão ao trono. A Monarca, cuja quota atinge os 80% no seio dos súbditos, celebra assim o Jubileu de Diamante, aniversário só alcançado por outra rainha britânica, a sua trisavó Rainha Vitória em 1897.

S.M. Elizabeth II, agradece ao povo britânico

Comprometida, dedicada e icónica, Elizabeth Alexandra Mary de Windsor, assumiu o trono no dia 6 de fevereiro de 1952, aos 25 anos, após a morte de seu pai, George VI. Da mãe, que morreu em 2002 aos 101 anos, herdou o nome e a saúde de ferro que lhe permite, aos 85 anos, seguir o rumo à quebra do recorde da sua trisavó, que deteve o reinado mais longo da história do país: 63 anos (1837-1901).

Única mulher da realeza britânica a entrar para as Forças Armadas, além do vigor, Elizabeth II é também senhora de um temperamento forte, segundo quem a conhece. «A personalidade dela é dividida em duas, claro, como figura pública que é. Ela é alguém que adora a privacidade e tem as suas paixões, onde se conta o seu amor por cavalos, mas tem muitas pressões por ser o rosto da única monarquia internacional do mundo», segundo um dos biógrafos da rainha e especialista em realeza britânica, Robert Jobson.

Elizabeth II recebe  o primeiro-ministro Winston Churchill, em 1956

A sua influência no governo britânico mantém-se ilibada ao longo destas seis décadas. Todas as terças feiras, salvo rara exceção, recebe o primeiro-ministro para uma reunião à porta fechada. Doze já passaram por ela, de Winston Churchill a Margaret Thattcher, passando por Tony Blair até o atual David Cameron. «O papel dela não é ter uma opinião forte ou agir politicamente. Ela está lá para ser consultada e dar conselhos ao primeiro-ministro», explica Jobson , que acrescenta: «É uma diplomata definitiva. O primeiro-ministro precisa de a consultar antes de tomar uma decisão e tudo o que é feito na Grã-Bretanha e nos seus reinos é feito em seu nome», e define ainda Elizabeth II  como a "rainha do mundo", uma vez que quando se fala em rainha é nela que, de um modo geral, todos pensam.

Momentos marcantes da vida de
S.M. Elizabeth II

Contudo, apesar da importância da data que marca o jubileu de diamante, Elizabeth II "manteve-se firme à determinação de economizar os gastos extravagantes", para poupar o contribuinte. Ainda assim, obviamente, a festa está longe de ser um evento modesto: serão cinco meses de cerimónias - a comemoração oficial está marcada para junho - com exposições, cavalgadas e até uma procissão fluvial pelo Tamisa de mil embarcações seguindo a barcaça real, apresentada como espetáculo inédito, em séculos.

E apesar de a família real ter sido já alvo das críticas da população, em ocasiões festivas como esta e o casamento de William e Kate no ano passado, o valor da fatura acaba por perder importância aos olhos dos súbditos de Sua Majestade. Na vida dos britânicos, a monarquia, com a popularidade da rainha, assumirá sempre o charme desta instituição.

Ao agradecer ao povo britânico por todos estes " anos maravilhosos de apoio e ânimo", Elizabeth II, renovou o seu compromisso de serviço à Grã-Bretanha, destacando o "poder da união" e a "força da família" a "amizade e boa vizinhança"": «Neste ano especial, dedico-me outra vez ao vosso serviço», disse Elzabeth II no documento. «Também espero que este ano de Jubileu seja um momento para agradecer os grandes avanços conseguidos desde 1952 e olhar para o futuro com a mente clara e um coração solidário ao unir-nos nas nossas celebrações».

Família real inglesa, na atualidade


Elizabeth II subiu ao trono após a morte de seu pai, o rei George VI, no dia 6 de fevereiro de 1952, quando a então jovem princesa estava no Quénia com seu marido, o duque de Edimburgo, no gozo da sua lua de mel.



Parabéns a S.M. Elizabeth II e a toda a Grã-Bretanha.










Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...