segunda-feira, fevereiro 20, 2012

CAVALO DE GUERRA - Steven Spielberg











Quem gosta de emoção e aventura, com certeza vai gostar de "Cavalo de Guerra" (War Horse), filme do realizador Steven Spielberg, que hoje chegou às nossas salas de cinema. Baseado no livro homónimo do autor inglês Michael Morpurgo, classificado na categoria de drama, narra a longa história de amizade e lealdade entre um homem e o seu cavalo que, enviado para a guerra, contagia todos em seu redor, numa mensagem de confiança e esperança. Esta obra do escritor Michael Morpurgo, também já havia sido adaptada ao teatro.

Cena de "Cavalo de Guerra"

Com uma belíssima fotografia, que nos mostra os extensos campos de trigo e os velhos moinhos de vento tão comuns na Europa, a história comovente, muito ao gosto de Spielberg, desenrola-se tendo como cenário a Inglaterra de 1914, quando do  rebentamento da Primeira Guerra Mundial.

Prestes a ser despejado da fazenda onde vive com os pais, Albert Narracott (interpretado pelo ator Jeremy Irvine) encontra-se numa situação limite sem dinheiro, e vê o seu cavalo Joey ser vendido ao exército britânico, por seu pai, numa tentativa desesperada de equilibrar as finanças da família.

Intervenção do cavalo Joey, no filme

Enviado para as sangrentas batalhas entre a Inglaterra e a Alemanha, Joey demonstra não ser um cavalo qualquer, mas um animal milagroso que resiste às mazelas da guerra e encontra refúgio tanto entre soldados de ambos os lados como junto de um fabricante de geleias (Niels Arestrup) e a sua neta Emilie (Celine Buckens). Mas os laços de amizade entre Albert e o cavalo não se desfazem facilmente. E é para os campos de batalha que o rapaz parte, em busca do seu amigo.

O elenco traz ainda a atriz Emily Watson como a mãe de Albert e Peter Mullan como o pai, além de David  Thewlis (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban) e Tom Hidlestton (Thor). Com o selo de qualidade da Dreamworks, "War Horse" já conta com duas nomeações para o Oscar deste ano, assim como "As Aventuras de Tintin", do mesmo realizador Steven Spielberg.

Em resumo, este é um filme com muitas possibilidades, ideal para toda a família (embora difícil), com um fundo de amizade e superação, que o tornam num épico maravilhoso e emocionante, certamente culpado por fazer correr as lágrimas de muitos espetadores.

Steven Spielberg dirige as filmagens,
onde também participa, esporadicamente



O tema não é de todo surpreendente, mas a banda sonora, de John Williams, e a fotografia incrível e espetacular que envolve todo o filme, tornam Spielberg num vencedor e um dos favoritos para o Oscar.


Ficaremos a conhecer todas as escolhas da Academia de Hollywood já neste tão próximo dia 26 de fevereiro, no Kodak Theatre...









Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...