sábado, setembro 17, 2011

BUDDHA EDEN GARDEN ( JARDIM DA PAZ ) - O Oriente em Portugal







Efetivamente, esta paisagem que tem tudo a ver com o Oriente, é realmente uma paisagem portuguesa,  do nosso querido Portugal.

De nome Buddha Eden Garden, ou simplesmente Jardim da Paz, este jardim situa-se nos terrenos luxuriantes da Quinta dos Loridos, localizada no Bombarral, apenas a alguns quilómetros a sul de Óbidos. Ocupa cerca de 35 hectares dos 100 hectares de toda a propriedade. 


Possui mais ou menos 6.000 toneladas de mármore e granito, budas, lanternas, estátuas de terracota, e várias esculturas que foram cuidadosamente colocadas no meio da vegetação. Este espaço verde com o seu lago central, é um local de paz e de tranquilidade, onde cada um é convidado a descobrir os vários caminhos, ou apenas a relaxar na relva circundante ao lago. 


A escadaria central é o ponto focal do jardim, onde os budas dourados saudam calmamente cada visitante. Ainda com 700 soldados de terracota espalhados pelo jardim, alguns apresentam-se enterrados da mesma forma, como foram colocados na China há 2.200 anos. São pintados à mão e cada um deles é único. No lago podem observar-se os peixes Koi e os dragões esculpidos a erguerem-se da água.


Este Jardim da Paz é um espaço que foi idealizado e concebido pelo comendador Joe Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores atos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara.


Em 2001, profundamente chocado com a atitude do Governo Talibã, que destruiu intencionalmente, monumentos únicos do Património da Humanidade, o comendador Berardo deu início a mais um dos seus sonhos, a construção deste extenso jardim oriental. Prestando, de certo modo, homenagem aos colossais Budas esculpidos na rocha do vale de Bamyan, no centro do Afeganistão, e que durante séculos foram referências culturais e espirituais.


A intensão que presidiu à construção deste espaço, foi a de tornar este Jardim num local de reconciliação. Sem nenhuma tendência regiliosa, abre as portas a todas as pessoas, independentemente da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, como forma de redescobrir a felicidade. Pretende, assim, percorrer o caminho contrário à destruição do ser humano e disseminar a cultura da paz.


O projeto deste controverso Jardim - há quem seja fã e há quem o ache uma "pirosice" - foi da autoria do arquiteto José Cornélio amigo do comendador, que afirma não se tratar de um santuário budista, mas sim de uma evocação do Oriente feita por ocidentais, e porventura representará a presença portuguesa no Oriente e a interpenetração de culturas. Este projeto inclui ainda um anfiteatro onde se poderão realizar concertos.


Legado ímpar, nas palavras do comendador, é uma instituição cultural sem fins lucrativos e ao serviço da comunidade nacional e internacional, que tem como missão sensibilizar o visitante para o conhecimento do interior, através do diálogo que o seu jardim estabelece com o património escultórico, vocacionado para a meditação e interação social e cultural, conforme os princípios da solidariedade e dignidade humanas.


Sendo o Buddha Eden Garden um espaço de livre acesso, é solicitada uma doação, dentro das possibilidades de cada um, para a ajuda da manutenção do jardim e para poder ser facultada entrada gratuita a todos aqueles que aspiram e procuram a paz, força e luz.


O afluxo de pessoas é já notório, sobretudo por parte dos turistas, que se contam já por alguns milhares, dado que se trata de um espaço recente, não muito publicitado e localizado no interior do país.

Não podemos deixar de comentar a originalidade de algumas das iniciativas do milionário Joe Berardo no domínio da cultura em Portugal.

Primeiro um museu subterrâneo (The Undergroud Museum) e agora um jardim oriental... Mas não somos ingratos. Bem haja, todos nós lhe agradecemos.







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...