sábado, setembro 10, 2011

68.º FESTIVAL DE CINEMA DE VENEZA 2011 - Bienal de Veneza 2011







No fim de agosto e início de Setembro acontece o Festival de Cinema de Veneza, um dos mais antigos eventos internacionais da área. Integrado na Bienal de Veneza, exposição que engloba diversas disciplinas, como a Arquitetura (Mostra Internacional de Aquitetura), Arte (Exposição Internacional de Arte), Cinema (Festival de Cinema de Veneza), Dança (Festival Internacional de Dança Contemporânea), Música (Festival Internacional de Música Contemporânea) e Teatro (Festival Internacional de Teatro). 
A Exposição tem realização bienal, mas o Festival de Cinema de Veneza acontece todos os anos. A primeira realização deste evento foi em 1932.

Aleksander Sokurov, Melhor Realizador. Deanie Yip, Melhor Atriz. Michael Fassbender, Melhor Ator.
George Clooney e sua equipa de atores 

Este 68.º Festival de Cinema de Veneza, chegou ao fim com a Cerimónia da Entrega de Prémios, no dia 10 de setembro:


Lista dos Pricipais Premiados Venezia 68 :

  • Leão de Ouro de Melhor Filme - Faust, por Alexander Sokurov
  • Leão de Prata de Melhor Diretor - Ren Shan Ren Hai, por Shangjun CAI (China-Hong Kong)
  • Prémio Especial do Júri - Terraferma, por Emanuele Crialese (Itália)
  • Coppa Volpi de Melhor Ator - Michael Fassbender, no filme "Shame" de Steve McQueen (Reino Unido)
  • Coppa Volpi de Melhor Atriz - Deanie Yip, no filme "Tao Jie" de Ann Hui (China-Hong Kong)
  • Marcello Mastroianni Award para Melhor Jovem Ator ou Atriz - Shota Sometani e Fumi Nikaido, no filme "Himizu", de Sion Sono (Japão)
  • Osella para a Melhor Fotografia - Robbie Ryan, no filme "Wuthering Heights", de Andrea Arnold (Reino Unido)
  • Osella para Melhor Argumento - Yorgos Lanthimos e Efthimis Filippou, no filme "Alpis", de Yorgos Lanthimos (Grécia)
  • Leão do Futuro - "Luigi De Lauretiis" - Là-bas,  de Guido Lombardi (Itália)
  • Golden Lion para Lifetime Achievement - Marco Bellochio, realizador
  • Jaeger-LeCoultre Award 2011 - Al Pacino, cineasta

Realizador Aleksander Sokurov. Realizador Marco Bellocchio. Cineasta Al Pacino. Realizador Roman
Polanski

Este ano a Crítica Internacional premiou o filme "Shame", de Steve McQueen como o melhor da competição. Hollywood apostou em força neste Festival de Cinema  de Veneva 2011, e filmes como "Carnage" de Roman Polanski, "Ides of March" de George Clooney, "Dangerous Method" de David Kronenberg, considerados como fortes candidatos, viram as suas aspirações completamente preteridas pelo júri do Festival, presidido este ano pelo realizador Aronofsky. Não posso deixar de referir também a presença de Madonna na competição, na sua nova  faceta intelectual, com o seu filme "W.E.", considerado fora da competição.
"Faust", o grande vencedor, aposta num visual de sonho/pesadelo, que deve ter agradado particularmente a Aronofsky. Inspirado no clássico de Goethe, "Faust" faz uma análise sobre a corrupção do poder. Os personagens evoluem numa sufocante atmosfera de fim do mundo. Sokurov agradeceu ao júri. O filme, que agradou em cheio aos amantes do "cinema negro", é salpicado de cenas horripilantes, como corações arrancados de cadáveres e outras situações ainda mais chocantes.
Sobre "Ren Shan Ren Hai", escolhido como melhor direção, Prémio Leão de Prata, o diretor americano explicou."Ficamos intrigados e impressionados pela maneira como foi realizado. Transporta-nos, num dia, a um mundo que não conhecíamos e esperamos nunca mais ter de ver". O seu realizador, Shagjun, que saiu da China sem a aprovação da censura, afirmou que o Leão de Prata serve "como encorajamento ao cinema chinês, a novos cineastas e à possibilidade de mudança".

Logotipos dos filmes "A Dangerous Method", "The Ides of March", "Carnage" e "W.E."

Quanto à igualmente surpreendente escolha de "Terraferma" para o Prémio Especial do Júri, Aronofsky, em conferência de imprensa, após a distribuição dos prémios, declarou que as dimensões políticas foram fator fundamental nas suas considerações.
O prémio de Melhor Ator ficou com Michael Fassbender pelo seu personagem em "Shame", dirigido por Steve McQueen. O ator, de 34 anos, tornou-se conhecido do grande público pela sua intervenção em "Bastardos Inglórios".
A atriz chinesa Deannie Yip, ficou com o prémio de Melhor Atriz, Coppa  Volpi, pelo seu papel em "Tao Jie", de Ann Hui. A atriz interpreta Ah Tao, uma mulher que trabalha há 60 anos para a mesma família e cuida de um menino.

Para o ano haverá mais e esperemos que melhor...


PRÉMIO LEÃO DE OURO, MELHOR REALIZADOR:

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...