terça-feira, setembro 06, 2011

ALIANÇA UNDERGROUND MUSEUM - Um Museu Inovador em Portugal





Dez mil. Foi este o número que o Aliança Underground Museum, sediado nas instalações da Aliança Vinhos de Portugal, em Sangalhos (Anadia), recebeu desde a data da sua inauguração, a 24 de Abril . Um número surpreendente de visitas para um museu inovador que se encontra fora dos centros urbanos. 

O Aliança Undergroud Museum comprova ser uma clara aposta de Joe Berardo na senda da descentralização e democratização da cultura, tornando-a gratuita, acessível a todos e durante todos os dias. Este Museu tem um traçado com cerca de quilómetro e meio de túneis das caves Aliança, onde estão expostas as peças do acervo "The Berardo Collection - Culture for Life", algumas com cerca de 1500 anos: Coleção Arqueológica; Arte Etnográfica Africana; Escultura Contemporânea do Zimbabué; Coleção de Minerais; Coleção de Fósseis; Azulejos e Cerâmica das Caldas, num encontro de povos, lugares, crenças e culturas.

Ao inscrever a marca Aliança no rótulo da arte e cultura, Joe Berardo presenteou o concelho de Anadia com este curioso e inovador museu: o conceito do Aliança Undergroud Museum prende-se com o início de uma viagem como se de uma viagem de metro se tratasse (fonte de inspiração para a escolha do seu logotipo), sendo que as linhas desta rede se dividem em regiões do Douro, Dão, Bairrada, Alentejo e Beiras.

COLEÇÕES:


Coleção Arqueológica:

Conjunto de figuras de terracota em torno de 1500 anos de idade, pertencentes à cultura antiga Bura-Asinda-Sika, Niger, na África.

Arte Etnográfica Africana:

Artefatos etnográficos Africanos, como estátuas, máscaras, armas, ítens de prestígio, jóias, utensílios de uso diário, entre muitos outros. Esses artefatos são verdadeiras testemunhas da imaginação dos seus criadores e usuários.


Escultura Contemporânea do Zimbabué:

Esta coleção de escultura de pedra, representa um novo tipo de arte criada, observando um estado de modernidade na década de 1960 no Zimbabué. Este trabalho começou com a primeira geração de artistas de Tengenenge, uma comunidade de escultores, que desde 1966 faz parte do movimento artístico. Ainda em expansão, este movimento entrou agora na sua terceira geração de artistas.

Coleção de Minerais:

Inclui várias amostras de minerais do Brasil, dos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Calcita, ametista, variedades de quartzo e turmalina, são apenas alguns dos muitos exemplos que podemos encontrar nesta coleção.

Coleção de Fósseis:

Património paleontológico extraordinário, com mais de 20 milhões de anos. Nesta coleção podem observar-se mais especialmente fósseis de rinoceronte, conchas, plantas, dentes de peixe, entre outros. Inclui ainda várias peças de madeira petrificada da Argentina.

Cerâmica:

Coleta qualificada de cerâmica das Caldas da Rainha. Composta por peças originais e raras, esta coleção tem cerâmica tradicional do Período Arcaico ao Pós-Bordaliano do séc. XIX. Esta cerâmica foi produzida pelos melhores ceramistas, como Rafael Bordalo Pinheiro e Manuel Cipriano Gomes.

Telhas:

Exemplos datados entre o século XVIII e do presente, pertencentes à maior coleção privada de azulejos, que cobrem inteiramente 500 anos de Arte Portuguesa.

Pela sua originalidade, acervo e inovação, este Aliança Uderground Museum, merece bem uma atenta e detalhada visita...




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...