segunda-feira, maio 30, 2011

MUSEU DE MARINHA - Um Museu e Uma Visita


 

O Museu de Marinha é um museu situado na freguesia de Santa Maria de Belém, no concelho de Lisboa, mais precisamente na ala oeste do Mosteiro dos Jerónimos. É um dos mais importantes e o segundo museu mais visitado em Portugal.
Rei D. Luís I

Este Museu remonta a 1863, ano em que o Rei D. Luís decreta a constituição de uma coleção de testemunhos relacionados com a actividade marítima portuguesa. O Museu nasce da vontade manifestada por este monarca, de enorme sensibilidade artística e cultural, em conservar um passado histórico, tão presente ainda, na memória coletiva nacional. 

Mas o Museu também reflete o louvável esforço de preservação, que se observou durante os séculos XVI e  XVII. Foi o caso da Rainha D. Maria II, que muito contribuiu para a constituição do núcleo de peças inicial  deste museu, ao oferecer à Real  Academia dos Guardas-Marinha - predecessora da Escola Naval -os modelos de navios existentes no Palácio da Ajuda.

O Museu Naval Português assume-se como projeto museológico decorrente da antiga coleção, começada a reunir desde o século XVIII, tomando forma a partir de 1934.
Rainha D. Maria II

Albergado provisoriamente na Escola Naval, torna-se um componente em ativa formação. É, também, neste mesmo ano que se cria uma comissão instaladora para conceber o ante-projeto e o programa de obras do edifício anexo ao Mosteiro dos Jerónimos.

Foi, pois, a 15 de Agosto de 1962, que o Museu de Marinha abriu oficialmente as suas portas, nas alas norte e poente do Mosteiro dos Jerónimos, junto ao qual se reconstruiu, mais tarde, um amplo pavilhão para exposição das galeotas e um complexo destinado à direção e serviços. Desde então, o Museu de Marinha tornou-se um dos mais importantes, reconhecidos e visitados museus portugueses.

O Museu de Marinha é composto por zonas temáticas distintas. Assim, poderão ser apreciados modelos de navios da época dos Descobrimentos, de grandes veleiros do século XVIII, de navios de propulsão mista do século XIX, até aos mais recentes navios da Marinha de Guerra Portuguesa, para além de outros tipos de embarcações.

Antiga Escola Naval

Poderão também ser visitadas as camarinhas do iate Real D. Amélia, assim como o Pavilhão das Galeotas que possui em exposição, entre outras peças, o Bergantim Real, construído em Lisboa no ano de 1778, e o hidroavião "Santa Cruz" que completou a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, tripulado pelos Oficiais da Armada, Sacadura Cabral e Gago Coutinho, em 1922.

Bergantim Real D. Amélia
O acervo deste Museu possui ainda uma vasta coleção de armas e fardamentos, instrumentos de navegação e cartas marítimas.

Recentemente gerou alguma contestação a ideia de que o futuro Museu da Viagem poderá vir a absorver o centenário Museu de Marinha. Nesse mesmo esboço de documento de entendimento, surge a indicação de que as futuras instalações do Museu da Viagem corresponderão às intalações do Museu Nacional de Arqueologia - que, como já era do conhecimento público, passará para a Cordoaria Nacional - , abrangendo também o espaço atualmente ocupado pelo Museu de Marinha.

Hidroavião Santa Cruz
O Ministério da Cultura desmente a existência de qualquer proposta, assegurando que o Museu da Viagem, é, nesta altura, apenas um conceito...Todavia, não é esta a opinião da comunicação social, que avança com provas e argumentos que comprovam taxativamente a ausência de veracidade no comunicado governamental.

Veremos no que tudo isto irá dar, mas temo pela continuidade e preservação do património etnológico nacional.





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...