sexta-feira, janeiro 14, 2011

NOVO MUSEU DALI - Florida


Um novo museu dedicado à obra do mestre surrealista Salvador Dali foi inaugurado nesta terça-feira, dia 11 de Janeiro de 2011, na cidade de São Petersburgo, na Florida.
A instituição substitui um museu anterior criado em torno de uma colecção particular de obras de Dali adquirida pela cidade em 1982.
Panorâmica da escada principal 


O actual edifício do Museu Dali, que custou 36 milhões de dólares e foi desenhado por um colectivo de arquitectos liderado por Yann Weymouth, tem o dobro do tamanho do espaço anterior, que abriu ao público em 1982. A Infanta Cristina de Espanha, presente na inauguração, disse acreditar que a "cidade ganhou um marco de grande beleza cultural".

A colecção foi reunida por A. Reynolds e Eleanor Morse, de Cleveland, Ohio, a partir de 1942. Quarenta anos depois, quando o casal procurava um espaço para a expor, S. Petersburgo propôs-se. O espaço agora inaugurado tem ainda uma livraria, teatro, lojas e um café, e está preparado para receber 5.000 visitantes por dia.
Galeria de quadros

A colecção do museu, segundo alguns especialistas a mais importante do pintor, fora de Espanha, consta de 2.000 obras, entre as quais esculturas, esboços, gravuras desenhos e 90 pinturas a óleo, que cobrem todas as fases da carreira do artistas. No museu podem ver-se agora quadros como "The Discovery of America by Christopher Columbus" (1958-1959), "The Desintegration of the Persistence of Memory" (1952-1954) e "Geopoliticus Child Watching the Birth of the New Man" (1943).

Panorâmica do hall de entrada, com o
 geodésico "Enigma"


A característica central deste museu é um marco geodésico de vidro "Enigma", que inclui um hall de entrada e uma escadaria em espiral grande, proporcionando uma panorâmica sobre o mar.



A verba para financiar o novo museu é proveniente do Estado, doações e da venda do edifício já existente, da Universidade da Florida.





1 comentário:

peonia disse...

Parabéns! Sempre em cima do acontecimento...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...