sexta-feira, janeiro 14, 2011

SALVADOR DALI (1904 - 1989)







Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech, 1.º Marquês de Dali e Púbol (11 de Maio de1904 - Figueres, 23 de Janeiro de 1989), conhecido apenas como Salvador Dali, foi um importante pintor catalão cujo trabalho se tornou mundialmente conhecido não só pelo seu multifacetado exotismo, como também pela fascinante personalidade do próprio Dali.

Cristo Crucificado

Pintor surrealista, Dali é frequentemente visto como um artista excêntrico, faminto de dinheiro para poder trabalhar no que lhe aprouvesse. O seu trabalho chama a atenção pelo seu simbolismo e surrealismo, cheio de imagens bizarras, oníricas, mas de uma beleza e qualidade plástica verdadeiramente indiscutíveis.

Dali foi infuenciado pelos mestres do Renascimento, pintou telas que apelidou de obras primas do cubismo, sobretudo de influencia religiosa. Refiro-me à "Última Ceia", em que pinta um Deus decapitado, influenciado por Jean Cocteau. A sua obra mais conhecida, concluída em 1931 e puramente surrealista é "A Persistência do Tempo", em que relógios derretidos, descansam numa paisagem estranhamente calma.

Salvador Dali teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura e fotografia. Colaborou com a Walt Disney numa curta animação "Destino", lançada postumamente em 2003 e ao lado de alfred Hitchcock, no filme "Spellbound". Dentro da mesma linha surrealista, também foi autor de poemas.

A Persistência do Tempo


Dali insistiu sempre na sua "linhagem árabe", afirmando que os seus antepassados eram descendentes dos mouros que ocuparam o sul de Espanha por quase 800 anos (711 a 1492), e apontava esta circunstância como a causa do seu amor por tudo quanto é excessivo e dourado, a sua paixão pelo luxo e o seu gosto por roupas orientais.

Tinha uma conhecida tendência para atitudes e realizações extravagantes, destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte. Este comportamento de Dali incomodava os críticos, que entendiam que a sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a ofuscar o seu trabalho artístico.

A Tentação de Santo António


Dali referia-se a si mesmo na terceira pessoa, proclamando "Dali é imortal e não morrerá". Na verdade,  morreu várias vezes.

Morreu como um jovem artista, quando rompeu com o movimento surrealista, cujos membros, como Breton, começaram a referir-se a Dali no passado, como se ele tivesse morrido.

Salvador Dali faleceu de ataque cardíaco em 23 de Janeiro de 1989, em Figueres, sendo sepultado no seu Teatro Museu Dali, perto da casa onde nasceu.













Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...