domingo, janeiro 02, 2011

EPIFANIA DO SENHOR - Os Reis Magos





A liturgia celebra neste domingo a solenidade da Epifania do Senhor, que significa a «manifestação» de Jesus Cristo como enviado de Seu Pai e é o complemento do Tempo do Natal. Nesta solenidade podemos descobrir o aspecto glorioso do Natal, o carácter universal da mensagem evangélica e a missão da Igreja no tempo, que consiste em ser a contínua manifestação de Cristo.

Anteriormente assinalada a 6 de Janeiro, com a reforma do calendário litúrgico em 1969, a solenidade da Epifania do Senhor passou a ser comemorada no segundo domingo após o dia de Natal. É nesta data que as igrejas do oriente festejam o nascimento de Jesus Cristo. E é também nesta altura que tradicionalmente se desmontam os presépios e se guardam todos os enfeites natalícios.

Adoração dos Reis Magos


 Recordemos S. Mateus, no seu Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo:

"Tinha Jesus Nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando apareceram em Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. «Onde está - perguntaram eles - o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos para nos prostrarmos diante d'Ele». O rei Herodes ouviu e ficou perturbado, e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os sumos sacerdotes e escribas do povo e informou-se junto deles onde havia de nascer o Messias. Eles disseram-lhe. «Em Belém da Judeia, que assim está escrito pela mão do profeta: "E tu, Belém, terra de Judá, nem por sombras és a mais modesta entre as cidades principais de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, Meu Povo".

Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que aparecera a estrela. Depois, enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide obter informações precisas do Menino. E avisai-me, quando O encontrardes, para eu ir também prostrar-me diante d'Ele». Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à frente deles e foi deter-se por cima do lugar onde estava o Menino. Ao verem a estrela sentiram enorme alegria. Entraram na casa, viram  o Menino com Maria, Sua Mãe, e caindo de joelhos, prostraram-se diante d'Ele. Depois, abriram os seus tesoiros e ofereceram-Lhe presentes: oiro, incenso e mirra.
E, avisados em sonho, de que voltassem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho."


...Tal como os Reis Magos também nós, na nossa vida, podemos escolher sempre outro caminho.



ADESTE FIDELIS, ADESTE, VENEREMUS DOMINUM!




1 comentário:

peonia disse...

Gosto muito so seu Blog de temas variados e sempres actuais.
Compreendo as razões da Igreja ao transfeir para o domingo a Festa de Reis, mas por mim continuo presa à tradição. É por isso que na próxima quinta-feira, dia 6, hei-de comer romã e guardar a coroa...Superstições!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...