segunda-feira, agosto 02, 2010

XANGAI 2010




Com o tema "Cidade melhor, vida melhor", está a decorrer em Xangai a maior exposição universal de todos os tempos, realizada em ambas as margens do rio Huangpu, de 1 de Maio a 31 de Outubro de 2010. O logotipo da exposição retrata o caractere chinês "shi" (mundo, em chinês "shi") modificado para representar três pessoas junto com o ano 2010.

É a Expo mais cara da história das Exposições Mundiais. Ocupa também a maior área de entre todas as das suas antecessoras, num total de 5,28 quilómetros quadrados e representa a predisposição de Xangai como a "´próxima cidade global do século XXI".Participam mais de 190 países e mais de 50 organizações estrangeiras internacionais, num número nunca antes alcançado. A China espera acolher cerca de 100 líderes estrageiros de todo o mundo e são esperados mais de 70 milhões de visitantes.

Junto uma imagem do pavilhão de Portugal, cujo projecto é da autoria do arquitecto Carlos Couto, radicado em Macau. Com 2000 metros quadrados de superfície e capacidade para cerca de 1000 pessoas, apresenta a particularidade de ser todo revestido de cortiça e de na quase totalidade da sua construção só terem sido utilizados materiais naturais.

Faço ainda uma chamada de atenção para o pavilhão "Planeta Urbano", tema central da exposição e que trata do complexo processo de urbanização do nosso planeta e dos seus desafios globais. O seu projecto pertence à empresa alemã Triad Berlin.

Numa área equivalente à de dez Expo 98, realizada em Portugal, este evento ímpar convida o mundo inteiro para uma visita certamente inolvidável e difícil de repetir.

2 comentários:

João disse...

Continuo a achar o seu blog de muito bom gosto e muito criativo.
Continue a actualizá-lo regularmente.
Cumprimentos

Unknown disse...

Muito obrigada pelo seu comentário, dr.João, mas não mereço tais palavras.
Mas se pensa o contrário, tenha em conta que é a si que devo a aquisição destes poucos conhecimentos.
A sua disponibilidade perante as minhas dificuldades tem sido total.
Mais uma vez o meu muito obrigada.
M.Haydée

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...