quinta-feira, agosto 05, 2010

A CASA BRANCA



A Casa Branca é a residência oficial e principal local de trabalho do Presidente dos Estados Unidos, sendo, ao mesmo tempo, a sede do poder executivo daquele país. Localizada na Avenida da Pensilvânia n.º1600, em Washington D.C., o edifício foi construído no período entre 1792 e 1800. Thomas Jefferson, que aqui se instalou em 1801, expandiu o edifício com o auxílio do arquitecto Benjamin Henry Latrobe, utilizando na sua construção a mão-de-obra da escravatura.

Ao longo dos anos e dos diversos mandatos presidenciais, sofreu bastantes alterações. Actualmente o Complexo da Casa Branca é constituído pela Residência Executiva, flanqueada pela Ala Este e Ala Oeste. No dia a dia, as operações domésticas são coordenadas pelo Chefe do Pessoal da Casa Branca.

A Residência Executiva fica situada no centro do conjunto e liga a Ala Este à Ala Oeste. Acolhe a habitação do Presidente, além das salas de cerimónia e de entretenimento oficial.

A Ala Oeste acolhe o gabinete do Presidente (Gabinete Oval). Também contém a Sala do Gabinete, onde o Gabinete dos Estados Unidos se reune, e a Sala da Situação da Casa Branca. Esta parte do edifício foi usada como cenário do programa televisivo "The West Wing".

A Ala Leste, acrescentada à Casa Branca em 1942, engloba os gabinetes do pessoal da primeira-dama dos Estados Unidos da América e o Gabinete Social da Casa Branca. Rosalynn Carter foi a primeira dama a dispor do seu gabinete pessoal na Ala Leste, e a primeira a chamá-lo formalmente de Gabinete da Primeira-Dama. Esta Ala foi construída durante a Segunda Guerra Mundial, com o objectivo de ocultar um "bunker" subterrâneo a ser usado em situações de emergência.

Exteriormente a Casa Branca é rodeada de um explêndido parque que, conjuntamente com os edifícios, até ao início do séc. XX estiveram abertos aos visitantes. Todavia em anos recentes, por causa do terrorismo e para sua segurança, a Casa Branca tem estado fechada ao público.

Durante este ano de 2010 e graças a uma oferta do Presidente Obama a sua filha, a Casa Branca passou a contar com mais um ocupante, o simpático Cão de Água Português, "Bo". "Bo" depressa se tornou num companheiro inseparável do Presidente e quem sabe, no melhor "embaixador" do nome de Portugal junto da família Obama...


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...