

Por todo o país surgem festejos, romarias, peregrinações que ajudam a matar, em cada um, as saudades que a distância não perdoa e que, com o decorrer dos anos, têm vindo a integrar o nosso património cultural.
Mas de todas as romarias, as Festas da Senhora d'Agonia que todos os anos se realizam em Viana do Castelo de 20 a 22 de Agosto, são indubitàvelmente as maiores, tanto em beleza como em antiguidade. Este ano, para estas festividades, Viana do Castelo espera acolher cerca de um milhão de forasteiros.
De uma beleza e colorido fora de vulgar, este espectáculo cuja fama já ultrapassa fronteiras, repete-se em cada ano, numa das tradições mais acarinhadas de Portugal. Originadas pelo culto das gentes do mar à Senhora d'Agonia, estas festas atingem um dos pontos culminantes com a procissão dos barcos até ao mar, onde os pescadores pedem à Santa a benção para as suas pescarias. Saliento ainda o Desfile da Mordomia, os Gigantones (a mais antiga tradição) e à noite, o espectáculo final do fogo de artifício sobre o rio Lima, orgulho dos pirotécnicos de Viana.
Melhor do que as palavras, as imagens que junto a esta mensagem, podem com rara fidelidade mostrar-nos o que realmente são as Festas da Senhora d'Agonia, em Viana do Castelo.
Vejamos, pois.
Sem comentários:
Enviar um comentário