sábado, agosto 14, 2010

CHUVA DE ESTRELAS





A chuva de meteoros Perseidas brilhou nos céus do mundo e de forma mais intensa nos países que oferecem melhores condições de observação, como um presente de sexta-feira,13.

No Reino Unido, Áustria, Península Ibérica, Macedónia, México e Estados Unidos, a chuva de Perseidas foi vista de vários pontos. A previsão dos astrónomos era de que o fenómeno seria mais visível no hemisfério Norte.

Entre nós, apesar do fumo que os sucessivos incêndios florestais provocaram e que toldaram parcialmente os céus de Portugal, o fenómeno foi visível a olho nu, nomeadamente nas regiões de Constância, Alentejo.

Esta chuva de estrelas acontece tão intensamente cada período de 133 anos, quando os rastros do cometa Swift-Tuttle são vistos na Terra, na altura em que esta atravessa parte da sua cauda. São chamadas de Perseidas, porque o ponto ou origem de onde parecem estar a cair, está na constelação de Perseus.

O ano de 2010 trouxe grande expectativa a este evento, porque a Lua estaria em fase nova e assim permitir uma maior visibilidade do fenómeno, mesmo a olho nu. Outras três chuvas de meteoros poderão ainda ser vistas de diversas partes do mundo, em 2010.

Finalmente, como já anteriormente referi e contràriamente ao que muita gente pensa, esta sexta-feira13, o único "azar" com que nos brindou parece ter sido este espectáculo galáctico, que só deverá repetir-se, com esta beleza, daqui a 133 anos...


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...