sábado, junho 03, 2017

ESTA NOITE A MÚSICA ANDA NO AR, COM "THE BEATLES": "SGT. PEPPER'S LONELY HEARTS CLUB BAND"




Hoje “PRETO, BRANCO,E…” escolheu uns convidados muito especiais para a nossa noite de música: “THE BEATLES”, com particular relevo para o seu álbum “Sgt. Pepper’s”, pelo que a saudação desta mensagem será um pouco mais longa.

“THE BEATLES” merecem-no.

O icónico álbum “Sgt. Pepper’s”, dos “The Beatles”, completou 50 anos na passada quinta feira, dia 1 de junho de 2017. Por este facto, “PRETO, BRANCO, E…” não deixa de concelebrar com todos esta data histórica.
Álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band"

Lançado no primeiro dia de junho de 1967, o disco ficou 27 semanas na lista de sucessos do Reino Unido, e durante 15 semanas liderou o ranking da revista americana Billboard.

Considerado um dos discos mais influentes de toda a história, mesmo meio século depois de seu lançamento, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” foi concebido por John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harisson, quando estes ainda não tinham completado os 30 anos de idade.

Este oitavo disco de estúdio dos “The Beatles”, editado na véspera do álbum “Summertime”, no início da era hippie, marcou um antes e um depois no panorama musical, rompendo com os limites da música.

Não se tratou de um simples disco de 13 canções, mas de um disco em que as músicas se sucederam de maneira contínua, sem interrupções, criando uma obra global, passando a ser conhecido como o primeiro álbum conceitual da história.

“É uma loucura pensar que, 50 anos depois, ainda se recorda o passado com tanto carinho. Também não conseguimos acreditar como quatro homens, um produtor genial e a sua equipa de engenheiros conseguiram compor uma peça de arte tão impressionantemente duradoura”, escreveu Paul McCartney.

Palavras que fazem parte de um dos textos que acompanham uma edição especial do disco publicado por ocasião da comemoração dos 50 anos do primeiro lançamento.

Uma equipa liderada por Giles Martin, filho do produtor George Martin, braço direito dos “The Beatles”, conduziu este projeto que foi lançado em formatos para todos os gostos: desde um CD com uma nova mistura estéreo, até uma edição de luxo com seis discos, cortes inéditos e um livro de acompanhamento.

A ideia de gravar o disco foi de McCartney, durante uma viagem de Nairobi a Londres. A música de “Sgt Pepper’s” foi fruto de uma elaborada gravação: não podia ser reproduzida ao vivo, e, pela primeira vez, as letras das canções foram impressas na capa do álbum. Depois, propôs ao resto da banda criar “outro
grupo” e sugeriu o nome de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, inspirado nas bandas que se expandiram durante esses anos, nos Estados Unidos.

 Pormenor da Capa do álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” 

Um disco icónico requereu uma capa não menos especial: uma montagem fotográfica encomendada a Peter Blake, na qual os Beatles apareceram vestidos com fardas de cores chamativas e rodeados de um sem fim de personagens, de Marlon Brando a Karl Marx, de Bob Dylan a Edgar Allan Poe e Sr.H. Lawrence, apenas para citar alguns.

O grito de “With a Little Help from My Friends”; a psicadelia de “Lucy In The Sky With Diamonds”; a ironia de “When I’m Sixty Four”; a fanfarra multicolor de “Being for the Benefit of Mr. Kite!” e a colagem experimental de “Day In The Life” são só alguns dos marcos que compõem o disco mais importante da história…

Recordar é viver…


BOA NOITE, AMIGOS!








Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...