domingo, novembro 13, 2016

PELA TARDE, COM HERBERTO HELDER: "QUERIA TOCAR NA CABEÇA DE UM LEOPARDO LOUCO"





QUERIA TOCAR NA CABEÇA DE UM LEOPARDO LOUCO


Queria tocar na cabeça de um leopardo louco, no luxo
mandibular. Sentir os dedos tornarem-se
de granito. Sentir a deslumbrante
ressaca do pêlo
baixo arrebatar-me furiosamente os cinco dedos.
Como cinco balas de granito.
Uma estrela voltaica.
E tragá-la. E de súbito toda aquela púrpura nocturna
entrar por mim dentro, da mão à cara.
Ou uma ferida que me apanhasse de perna a perna.
Entrar em mim
a fábula da demência e a animal
elegância. Sei que o sangue me pontua e estremeço
de poro em poro
com tanto ouro suado que me envenena.

Sei que toco.
Que há uma combustão nas partes sexuais
da minha morte. E se olho esse espelho exalado
de mim mesmo, vejo
pérolas. A anestesia das pérolas. Mas
o fósforo precipita-se onde
arrefece a carne e se torna ligeira. Mas uma dor
instrumental, a minha própria música
descoberta, enreda-me como o som enreda
os tubos de um órgão.

E então nenhuma razão me escurece além do crime,
da metáfora directa
de um leopardo aluado como uma jóia. E ele levanta
a constelação craniana. A boca avança, límpida
chaga
até ao meu rosto. E nesse espelho das coisas de repente
unidas todas, beija-me por mim dentro até
ao coração. 
No meio.
Onde se morre do silêncio central
da terra.


HERBERTO HELDER
(in Poemas Completos, pág.358)


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...