sexta-feira, novembro 25, 2016

ESTA SEMANA, FESTEJAMOS O DIA DA MÚSICA, DOS MÚSICOS E DA SUA PADROEIRA SANTA CECÍLIA - 22 DE NOVEMBRO DE 2016








Desde o século XV, Santa Cecília é considerada padroeira da música sacra.  A sua festa é celebrada no dia 22 de Novembro, dia da Música e dos Músicos.

Cecília seria da "nobre família romana dos Metelos, filha de senador romano e cristã desde a infância". Casou contra a vontade, com um jovem chamado Valeriano. Se bem que tivesse alegado os motivos que a levavam a não aceitar este contrato, a vontade dos pais  impôs-se de maneira a tornar-lhe inútil qualquer resistência. Assim marcou-se o dia do casamento e tudo foi preparado para a grande cerimónia. Da alegria geral que estampava os rostos de todos, só o de Cecília era exceção. A túnica dourada e o alvejante peplo que vestia não deixavam adivinhar que por baixo existia o cilício, e no coração lhe reinava a tristeza.

Estando só com o noivo, Cecília  disse-lhe com toda a amabilidade e não menos firmeza: “Valeriano, acho-me sob a proteção direta de um Anjo que me defende e guarda a minha virgindade. Não queiras, portanto, fazer coisa alguma contra mim, o que provocaria a ira de Deus contra ti”. A estas palavras, incompreensíveis para um pagão, Cecília fez seguir a declaração de ser cristã e obrigada por um voto que tinha feito a Deus de guardar a pureza virginal.

Disse-lhe mais: que a fidelidade ao voto trazia a benção, mas  a violação, porém, o castigo de Deus. Valeriano, ficou "vivamente impressionado" com as declarações da noiva, respeitou-lhe a virgindade, converteu-se e recebeu o batismo naquela mesma noite. Valeriano relatou ao irmão Tibúrcio o que se tinha passado e conseguiu que também ele se tornasse cristão.

Turcius Almachius, prefeito de Roma, teve conhecimento da conversão dos dois irmãos. Citou-os perante o tribunal e exigiu que abandonassem, sob pena de morte, a religião que tinham abraçado. Diante da recusa formal, foram condenados à morte e decapitados. Também Cecília teve de comparecer na presença do juiz. Antes de mais nada, foi intimada a revelar onde se achavam escondidos os tesouros dos dois sentenciados. Cecília respondeu-lhe que os tinha bem guardados, sem deixar perceber ao tirano que já tinham achado o destino nas mãos dos pobres. Almachius, mais tarde, conhecedor deste facto, enfureceu-se e ordenou que Cecília fosse levada ao templo e obrigada a render homenagens aos deuses. De facto foi conduzida ao lugar determinado, mas com tanta convicção falou aos soldados da beleza da religião de Cristo que estes se declararam a seu favor, e prometeram abandonar o culto dos deuses.

Martírio de Santa Cecília

Almachius, "vendo novamente frustrado o seu estratagema, deu ordem para que Cecília fosse trancada na instalação balneária do seu próprio palacete e asfixiada por vapores de água a ferver. Cecília teria sido então protegida milagrosamente, e embora a temperatura tivesse sido elevada a ponto de tornar-se intolerável, nada sofreu". Segundo outros mitos, a Santa "foi metida num banho de água a ferver, do qual teria saído ilesa".

Almachius recorreu então à pena capital." Três golpes vibrou o algoz sem conseguir separar a cabeça do tronco. Cecília, mortalmente ferida, caiu por terra e ficou três dias nesta posição. Aos cristãos que a vinham visitar dava bons e caridosos conselhos. Ao Papa entregou todos os bens, com o pedido de os distribuir pelos os pobres. Outro pedido foi o de transformar a sua casa em igreja, o que se fez logo depois de sua morte". Foi enterrada na Catacumba de São Calisto.

As diversas invasões dos godos e lombardos fizeram com que os Papas decidissem a transladação de muitas relíquias de santos para as igrejas de Roma. O corpo de Santa Cecília ficou muito tempo escondido, sem que se soubesse do seu jazigo.

Uma aparição da Santa ao Papa Pascoal I (817-824) trouxe luz sobre este ponto. Achou-se o caixão de cipreste que guardava as relíquias. O corpo, foi "encontrado intacto e na mesma posição em que tinha sido enterrado". O esquife foi "encontrado  num ataúde de mármore e depositado no altar de Santa Cecília". Ao lado da Santa ficaram os corpos de Valeriano, Tibúrcio e Máximo.

Em 1599, por ordem do Cardeal Sfondrati, foi aberto o túmulo de Santa Cecília e o corpo encontrado estava ainda na mesma posição descrita pelo papa Pascoal. O escultor Stefano Maderno que assim o viu, reproduziu em finíssimo mármore, em tamanho natural, a sua imagem.

Compositores eruditos importantes como Henry Purcell, de quem publico alguns momentos da belíssima “Ode para o dia de Santa Cecília”, 1692,  Georg Friedrich Händel e Benjamin Britten escreveram composições em sua honra. Também John Dryden, Alexander Pope e W. H. Auden,  músicos populares se referiram a ela, como Paul Simon, David Byrne e Brian Eno.

Túmulo de Santa Cecília


Texto de um antigo Vilancico português para a Festa de Santa Cecília (séc. XVII):

Formosa e Divina Música!
Primogénita do Céu
Cuja proporção compreende
Quanto inclui o Universo!

Anjo dos cantores e 
compositores te considero,
Pois cantas a Paz 
Que o Verbo Divino traz!

Aquele que toda a ciência
em Si se contém,
De suas vozes admiráveis
fez divina composição.

De suas cadências
formando um concerto,
A Terra, a Água e o Fogo
Em música cantem Sua Eterna Glória!




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...