sábado, janeiro 24, 2015

CONCERTO DE ANO NOVO 2015 - ORQUESTRA FILARMÓNICA DE VIENA (ÁUSTRIA)







O Concerto de Ano Novo, realizado pela Filarmónica de Viena (em alemão Das Neujahrskonzert der Wiener Philharmoniker) é um concerto especial de música clássica que se realiza todos os anos no dia 1 de Janeiro, na sala grande do Musikverein em Viena, na Áustria. O concerto é televisionado e assistido por um bilhão de pessoas em mais de cinquenta países.

O maestro indiano Zubin Mehta foi o escolhido para dirigir aquele que é o acontecimento musical mais mediático do início de cada ano, o Concerto de Ano Novo no Musikverein de Viena. Pela quinta vez que este diretor musical, nascido em Bombaim em 1936, esteve à frente da Orquestra Filarmónica de Viena, entrando assim no clube restrito de maestros que tiveram essa honra: os austríacos Clemens Krauss (1893-1954) e Willi Boskovsky (1909-1991) e o norte-americano Lorin Maazel (1930-2014).


O programa do concerto, já na 75ª. edição, teve cerca de duas dezenas de peças, maioritariamente de autoria da famosa dinastia Strauss, como a Marcha de Radetzky, de Johann Strauss Pai, ou o Danúbio azul, do filho. Fora da família Staruss, foram interpretadas o Galope do champagne, do compositor dinamarquês Hans Christian Lumbye, e Cavalaria ligeira, do austríaco Franz von Suppé, conhecido autor de operetas.

Apesar do tom ligeiro e festivo do programa, Zubin Mehta dirigiu muitas peças pela primeira vez, o que o obrigou a um trabalho mais difícil nos ensaios. Mas o maestro apostou no carácter festivo do evento, e no seu significado para os milhões de espectadores que a ele assistem em todo o mundo. “Há em todo o lado pessoas que se odeiam. Mas esta música aproxima-os durante duas horas e meia, e é isso que é importante”, declarou Mehta.

Depois de, na última edição, a Filarmónica de Viena ter sido dirigida por Daniel Barenboim num espectáculo que assinalou o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, o Concerto de Ano Novo de 2015 foi dedicado a celebrar instituições históricas da capital austríaca: os 650 anos da Universidade de Viena, os 200 anos da Universidade Técnica, mas também os 150 anos da abertura da circular rodoviária (Ring) que delimita o centro histórico.


No que diz respeito a Zubin Mehta, além da quinta vez que dirige o Concerto de Ano Novo, foi mais um regresso a uma cidade a que está ligado desde que, com apenas 18 anos, aí se radicou para estudar no Conservatório de Música. Foi também em Viena que se estreou como maestro, em 1958, três anos antes de dirigir, pela primeira vez, a Filarmónica da cidade.

Ao longo daquela que é uma das carreiras de maestro mais celebradas no último meio século, Zubin Mehta foi director musical das filarmónicas de Los Angeles (1962-78) e de Nova Iorque (1978-91), sendo atualmente diretor vitalício da Filarmónica de Israel.

Os concertos de Ano Novo são realizados no Salão Maior (em alemão Großer Saal) do Musikverein desde 1939. A partir de 1980, as flores que decoram profusamente a sala são ofertas da cidade de Sanremo, na Itália. Durante o concerto, algumas peças são acompanhadas por ballet, com a participação ao vivo ou gravada em diversos monumentos famosos da Áustria (Palácio de Schönbrunn, Schloss Esterházy, a Ópera Estatal de Viena, por exemplo) e partes do Musikverein, por dançarinos do Ballet da Ópera Estatal de Viena.


Este tradicional concerto de Viena é um embaixador musical da Áustria, para enviar ao mundo uma saudação de Ano Novo com o espírito de esperança, amizade e paz.


<br />



2 comentários:

Claudia disse...

Simplesmente fantástica,afortunado quem teve a oportunidade de apreciar uma apresentação da orquestra. Grande abraço do Brasil!

Unknown disse...

De facto, trata-se de um concerto que todos os anos renova a maravilhosa música da família Strauss. Viena, como cenário e cidade, são inesquecíveis.
Beijo Grande.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...