quinta-feira, setembro 11, 2014

RECORDANDO O DIA 11 DE SETEMBRO, TREZE ANOS DEPOIS.










O horror começou por volta das 8h46 em Nova York), quando o Boeing 767 da American Airlines, a uma velocidade de 790 km/h, atingiu a torre norte do World Trade Center entre os andares 93 e 99. Nova York começou a ver imagens que ficarão gravadas para sempre na história. 

O impacto das aeronaves e a força das chamas provocaram o desmoronamento das duas torres, para o desespero de milhões de pessoas no mundo inteiro que assistiam às quedas ao vivo pela TV.
Quase vinte minutos depois, outro avião atingiu a segunda torre do WTC. 

Testemunhos de vítimas da catástrofe e de quem, mais tarde, não os esqueceu

Foram momentos de tensão e tristeza, quando as emissoras de televisão do mundo inteiro capturaram centenas de pessoas caindo dos arranha-céus. Assisti a esta catástrofe, precisamente num direto televisivo. Nunca esquecerei…

Recordo ainda que além dos ataques às Torres Gémeas, o dia 11 de Setembro também ficou marcado por um ataque ao Pentágono (sede do Departamento de Defesa americano), que matou 64 pessoas a bordo do avião, além de 125 funcionários do governo americano que se encontravam nas instalações.

Marcado por ampla cobertura mediática, o 11 de Setembro rendeu imagens históricas e, ao mesmo, tristes, como as de centenas de pessoas que, desesperadas nos andares mais altos das Torres Gémeas, se lançaram do alto dos arranha-céus…

Ground Zero

Por muito que se procure esquecer, ainda hoje esta catástrofe faz vítimas, como as centenas de polícias e bombeiros que sofrem com problemas respiratórios e de cancro, causados pela fumo provocado  pela queda das Torres Gémeas.

Em memória destes ataques, o governo americano dedicou  um memorial às suas vítimas, no local onde antes ficavam as Torres Gémeas - e que agora é conhecido como Ground Zero (Marco Zero).

Um novo museu, do qual se seguem algumas imagens, acolhe e partilha os testemunhos deste trágico evento que mudou a América e o Mundo.









Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...