quarta-feira, abril 24, 2013

ANTÓNIO SOUSA FRANCO (1942-2004) - Tributo a Um Amigo Inesquecível








Esta mensagem de carácter pessoal que hoje publico neste meu espaço, trata-se de uma mensagem que de há muito se me tornou numa necessidade imperiosa. É um tributo a um amigo muito especial, que também foi ministro de Portugal, mas cuja amizade foi reforçada por laços familiares também eles muito especiais.


E tu, Matilde, se me estiveres a ler, enxuga lá essa lágrima que adivinho no canto do teu olho. Acontece-me o mesmo, já sabes.

Filho de António de Sousa Franco e de sua mulher Maria de Jesus Pacheco, licenciou-se em Direito e doutorou-se em Ciências Juridico-Económicas. Tornou-se professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1980. Destacou-se no ensino das disciplinas de Finanças Públicas e Direito Financeiro, Direito da Economia e Direito Comunitário.

Para além do docente de grande competência e rigor, soube também ser o professor amigo e conselheiro dos seus alunos. Os meus filhos e certamente muitos outros, são disso um vivo testemunho. De 1979 a 1985 foi presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Assumiu o cargo de secretário de Estado das Finanças, em 1976. Em 1979 aderiu ao Partido Social Democrata (PSD), do qual foi líder interino, entre 1877 e 1978, devido à ausência de Francisco de Sá Carneiro.


Abandonou o PSD na cisão que deu origem à Acção Social Democrata Independente, em 1979. Nesse mesmo ano integrou o governo de Maria de Lourdes Pintasilgo, como ministro das Finanças, e foi o primeiro presidente da Comissão Parlamentar de Integração Europeia.

Embora nunca tenha aderido ao Partido Socialista, passou a alinhar com ele como independente a partir de 1985, voltando a assumir o Ministério das Finanças no primeiro governo do Socialista António Guterres, de 1955 a 1999.

Tomou posse como presidente do Tribunal de Contas, a convite de Miguel Cadilhe, ministro das Finanças do primeiro governo de Cavaco Silva.

A 18 de julho de 1990 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito de Itália e a 9 de Junho de 1955 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

En 2004 foi cabeça de lista do Partido Socialista ao Parlamento Europeu. Mas, durante uma conturbada campanha no lota de Matosinhos e num brutal golpe do destino, sofreu um ataque cardíaco em consequência do qual viria a falecer no Hospital Pedro Hispano.

Jardim Professor António Sousa Franco em Telheiras, Lisboa

Em sua honra foi estabelecido o Prémio Professor António Sousa Franco, destinado a galardoar trabalhos inéditos na área do Direito Comunitário.

A 5 de maio de 1990 casou-se em Coimbra, na Sé Velha, com a Dr.ª Maria Matilde Pessoa de Magalhães Figueiredo, que ainda hoje tenho a sorte de incluir entre as minhas melhores amigas.

Católico convicto, primeiro só, depois conjuntamente com a sua esposa, souberam ser os meus grandes amigos, orientadores e  apoio dos momentos da minha vida, especialmente dos mais difíceis...




Um abraço, António Luciano. Descansa em paz.






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...