quarta-feira, abril 10, 2013

SÃO FRANCISCO DE ASSIS E PAPA FRANCISCO - O QUE ELES TÊM EM COMUM...




Os dois Franciscos renunciaram à riqueza, beijaram os mais fracos
e afastaram o conforto e o luxo.


Naquele dia, Francisco cruzava a cavalo as planícies de Assis quando avistou um leproso e desviou o olhar. A doença sempre o repugnara e fazia tudo o que podia para evitar essa gente de pele ensanguentada e aspecto andrajoso que a sociedade desprezava. Por impulso, ainda terá puxado as rédeas do cavalo para se desviar dali, mas arrependeu-se e, ao contrário do que era seu costume, desceu do cavalo e aproximou-se do doente. Ignorou o cheiro pestilento, baixou-se e deu-lhe todas as moedas que trazia. Depois abraçou-o e beijou-o. O encontro mudou-lhe a vida para sempre.

Francisco cantava em francês e dançava como os jograis. Não falhava nenhuma festa em Assis. A partir daquele momento, Francisco renunciou à vida luxuosa que levava, abandonou os excessos das festas que frequentava e dedicou-se a Deus.

Mas, em vez de entrar para um mosteiro e usufruir do conforto reservado ao clero que vinha de boas famílias, escolheu ser pobre e passar os dias ao serviço de mendigos e leprosos.

Mudou de vida depois de ser preso. Passou a andar magro, mal vestido e com feridas: só tinha um túnica de tecido áspero para mortificar a pele. Se se rasgava, remendava-a. Vendeu o seu próprio cavalo, roubou tecidos ao pai e deu tudo para reconstruir uma igreja.

Jamais perdeu a fé, nem mesmo quando os graves problemas nos olhos o obrigaram a ser queimado com um ferro em brasa. Morreu esquelético a 3 de outubro de 1226.

Os irmãos envolveram o seu corpo numa mortalha cinzenta. Em menos de dois anos depois foi canonizado.  Ganhou fama de santo ainda antes de morrer e tornou-se uma das figuras mais populares da igreja Católica. Mais de 800 anos depois, continua a inspirar fiéis em todo o mundo. 

Agora, pela primeira vez, um Papa escolheu o seu nome em sua honra e está mais presente do que nunca, com o novo Papa.



Francisco, o novo Pontífice, já mostrou que quer liderar Roma de acordo com o seu exemplo, construindo "uma igreja pobre e para os pobres", como disse no seu primeiro encontro com os jornalistas, no Vaticano.

Também por isso escolheu lavar e beijar os pés a doentes com VIH quando era arcebispo de Buenos Aires e repetiu o gesto com jovens detidos numa casa de correção. 

Duas eram mulheres, uma das quais muçulmana. Foi a primeira vez que um Papa lavou e beijou os pés de presos e de mulheres.

No fim da sua vida, as vestes de Francisco de Assis foram forradas, por outros frades, com pêlo de raposa para ele não sentir tanto frio. 

Zangou-se: não queria ser diferente dos outros, e não descansou enquanto não voltou à mesma túnica de sempre. 

No dia em que foi eleito Papa, Jorge Mario Bergoglio teve uma atitude parecida: recusou-se a usar a mozeta (capa curta vermelha) com pêlo de arminho. "O Carnaval já passou!", terá dito, demonstrando que preferia um estilo mais modesto e despojado, e seguindo o exemplo do santo que o inspirou.





O que ambos têm em comum:

O NOVO PAPA ENFRENTA PROBLEMAS PARECIDOS COM OS DO TEMPO DE SÃO FRANCISCO.
  • DINHEIRO. No século XII, alguns clérigos vendiam indulgências para os fiéis se redimirem dos pecados. Oitocentos anos depois, Papa Bento XVI enfrentou o escândalo Vatileaks e os esquemas pouco claros na gestão financeira da Cúria.
  • PODER. O caso Vatileaks acusou o Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcísio Bertone, de fazer nomeações de acordo com a sua conveniência. Nos tempo de Inocêncio III, compravam-se altos cargos na igreja.
  • SEXO. Na Igreja medieval muitos padres tinham amantes e filhos. Nos últimos anos, a imprensa divulgou abusos sexuais de menores e denunciou o poder do lobby gay no Vaticano.



E PARTILHAM AINDA COMPORTAMENTOS:
SÃO FRANCISCO DE ASSIS:

  • BEIJO. Cruzou-se com um leproso, venceu a repulsa e beijou-o. Foi nesse dis que se converteu.
  • RENÚNCIA. Recusou a riqueza da família. Mandou esvaziar um casa oferecida aos franciscanos e destruiu com as mãos o telhado de outra em Assis.
  • EXEMPLO. Pregava mais pelas acções do que pelas palavras.
  • IMPROVISO. Falava aos irmãos sem escrever os discursos.
  • VESTES. Depois de adoecer, os frades forraram-lhe a túnica com pele de raposa para se aquecer. Francisco ficou furioso.
  • HIERARQUIA. Quando o Clero era rico e poderoso, escolheu ser pobre e viver de esmolas, como um mendigo.


PAPA FRANCISCO:
  • BEIJO. Em Buenos Aires, lavou e beijou os pés de doentes com VIH e fez o mesmo numa casa de jovens detidos em Roma.
  • RENÚNCIA. Na Argentina, vivia num T1. No Vaticano, recusou o apartamento pontifício
  • EXEMPLO. Pagou a estadia da casa onde ficou antes do conclave para ser exemplar.
  • IMPROVISO. O Papa acrescenta considerações aos discursos escritos
  • VESTES. Recusou a mozeta com pêlo de arminho.
  • HIERARQUIA. Desde que foi eleito, ele tem desafiado o protocolo e simplificado os rituais.
(Segundo informação recolhida da revista Sábado do dia 4/4/2013)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...