sexta-feira, outubro 28, 2011

MUNDO DOS DINOSSAUROS - Cordoaria Nacional






Extintos há milhões de anos, pelas diferentes catástrofes ambientais e em diferentes períodos, os dinossauros dominaram o planeta como criaturas imponentes e demolidoras. Os primeiros fósseis descobertos no século XIX pelos paleontólogos, permitiram reunir esqueletos completos que hoje integram as mais ricas coleções de muitos museus de todo o mundo. A sua existência e a sua extinção, têm dado, ao longo dos tempos, origem às mais diversas e lendárias especulações.

Os dinossauros constituem uma superordem de membros de arcossauros referente ao final do período Triássico (cerca de 225 milhões de anos atrás) e dominante da fauna terrestre, durante boa parte da era Mezosóica, do início do Jurássico até ao final do período Cretácico (cerca de 65 milhões de anos), quando da extinção de quase todas as linhagens, à excepção das aves - entendido por muitos cientistas, como os únicos representantes atuais.

Os diferentes Períodos Jurássicos e respetivas espécies de Dinossauros

Distinguem-se de outros arcossauros por um conjunto de caracteríscas anatómicas, entre as quais se destacam a posição dos membros em relação ao corpo - projetados diretamente para baixo - e o acetábulo (encaixe do fémur na região da bacia) aberto, isto é, o fémur encaixa-se num orifício formado pelos ossos da bacia. A etimologia da palavra remete ao grego "déinos", terrivelmente grande, "saorós", lagarto, e por extensão, réptil.

O filme de Steven Spielberg "Parque Jurássico", com o seu enorme sucesso, em muito contribuiu para a divulgação da magia destes seres jurássicos, estimulando as imaginações com a história real destes animais pré-históricos, extintos há 65 milhões de anos.

Zonas do Glodo Terrestre, povoadas por Dinossauros ( Natural History Museum, Nova Iorque)

A Cordoaria Nacional em Lisboa, abre, agora, as suas portas para acolher a exposição "O Mundo dos Dinossauros", de 22-10 a 01-01-2012, exposição que além de ter percorrido uma boa parte do mundo, já esteve entre nós na cidade do Funchal e na de Guimarães, sempre com um sucesso enorme. Trata-se de uma monumental exposição didática, para toda a família, a preços francamente apelativos para todos e também para grupos organizados.

"O Mundo dos Dinossauros" mostra, para além das várias espécies de dinossauros - feitos à escala real -, também os ambientes onde estes viveram. Pode-se ver, bem e perto, os répteis do Parque Jurássico, como o assustador T-Rex. Mas também eles podem reagir à nossa presença, com movimentos e som...

Tiranossauro-Rex,  Dilofossauro,  T- Rex,  Triceratops, presentes no "Mundo dos Dinossauros".

Este "Mundo dos Dinossauros" divide-se nas seguintes áreas, distintas:
  • Estúdio de cinema, onde são projetados vídeos e documentários impressionantes, sobre os dinossauros.
  • Galeria de Fósseis, aqui o visitante é recebido num cenário de escavação paleontológica, numa recriação fantástica do ambiente de laboratório e trabalho de campo de um paleontologista. Neste espaço é apresentado o fóssil de um Yangchaurus com 10 metros.
  • Exposição de Dinossauros, com cenários que recriam florestas, desertos, bordas de rio, cascatas e zonas de floresta densa, numa conjugação de elementos e despertar dos sentidos. As figuras reagem com movimento e som à presença dos visitantes, o que torna esta visita mais dinâmica e interactiva.
  • Zonas de Apoio, com loja de merchandising e espaço de diversão suplementar, onde os mais jovens são convidadas a interagir. 

Por entre florestas, bosques e desertos, o público vai poder descobrir os temíveis répteis Velociraptors, Oviraptor e o T-Rex, ou ainda o mais simpático Braquiossauro...





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...