Da mesma forma que os brasileiros aguardam todo o ano pelo Carnaval, os lisboetas esperam pelas Festas da Cidade. Tendo como referência o Dia de Santo António, dia 13 de Junho e feriado municipal, todavia prolongam-se por vários dias.
![]() |
Marchas de Lisboa |
As Marchas Populares são um ícone da cultura popular lisboeta. Representantes do associativismo dos diversos Bairros Lisboetas, desde há 79 anos que existem, primeiro em cada Bairro, depois saíram para a rua e todos os anos desfilam pela Avenida da Liberdade e se exibem no Pavilhão Atlântico, para efeitos de classificação da Marcha vencedora.
Este este ano a Marcha vencedora foi a do Alto do Pina. Parabéns a todos os que contribuíram para esta vitória bairrista.
.
![]() |
Bairro de Lisboa, engalanado para a noite de Santo António |
Em 2011, as Marchas Populares, num total de vinte e duas, aliam-se à candidatura do Fado a Património da Humanidade.
Ao longo de quatro noites, as 22 entidades participantes mostram-se à cidade, tendo o evento o ponto alto na noite de Santo António a 12 de junho com o Desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade.
O outro ícone destas Festas de Lisboa, tão popular quanto as Marchas Populares, são os Casamentos de Santo António, na Sé de Lisboa, Paços do Concelho e Museu da Cidade
.
Os Casamentos de Santo António afirmaram-se ao
longo dos tempos como um dos grandes momentos das festas da nossa cidade e como uma tradição da cidade de Lisboa.
longo dos tempos como um dos grandes momentos das festas da nossa cidade e como uma tradição da cidade de Lisboa.
No dia 12 de Junho, véspera de Santo António, santo casamenteiro, o município cumpre uma vez mais a tradição. Vestida de festa, Lisboa volta a celebrar a união de 16 casais que decidem partilhar este momento marcante das suas vidas com a cidade.
![]() |
Sardinhas assadas em noite de Santo António |
As ruas, de janelas engalanadas, exibem os " tronos de Santo António", verdadeiras obras de arte. Até nos transportes públicos a animação tem lugar, com a exibição de fadistas, animadores circenses expontâneos e muita música...
![]() |
Alcachofra florida |
Não quero deixar de referir ainda a realização de eventos culturais, e particularmente uma tradição desta noite de Santo António: as raparigas solteiras devem chamuscar uma alcachofra numa fogueira, de preferência a mesma fogueira que a tradição manda ainda que se salte nesta noite.
Se, passado uns dias a planta voltar a florir, a moça solteira terá o amor e o casamento assegurados. Caso contrário... Terá que esperar que o ano seguinte lhe traga melhor sorte!
LISBOA É LINDA!...
2 comentários:
Uma bela reportagem sobre o Santo António em Lisboa. Como manda a tradição, a festa é para todos...
Bjs
Já que a festa é para todos e esta já lá vai, vamos a outra, agora o São João!
Até já, beijos.
Enviar um comentário