quinta-feira, abril 07, 2011

PORTUGAL PEDE AJUDA - FMI em Portugal


Sócrates levou a sua avante até o país ficar no estado de emergência em que se encontra...Pois por  mero orgulho idiota foi adiando o inadiável, que era o pedido de ajuda ao "FMI". Poderemos não ficar melhores...Mas piores, sinceramente acho que não ficamos. Mas assim como estamos é que não podemos ficar mais...BASTA!!!

Decisão histórica: Portugal pede ajuda ao FMI em 6 de A bril de 2011.

É a terceira vez na história que Portugal pede ajuda ao FMI. Sócrates rejeita responsabilidades pelo agravamento da crise nos últimos dias e responsabiliza chumbo da oposição ao PEC 4, pela actual situação em que Portugal caiu nos últimos dias.
Portugal pede ajuda


Questões:
  • Quem foi o responsável pelo chumbo do PEC4? Não terá sido o próprio José Sócrates que negociou à revelia de todos, incluindo o Presidente da República e da oposição?
  • Quem é o responsável pela actual crise profunda em que mergulhou o País? Não será o próprio governo de José Sócrates que está em funções há seis anos? Afinal o auge da crise económica e financeira internacional foi no Verão de 2008 e neste momento estamos em 2011. Atribuir culpas da Crise internacional à nossa Crise interna é um falso argumento. Sócrates cedeu e pede ajuda externa. Finalmente coloca o orgulho de lado e aceita a ajuda externa. Porque será que demorou tanto tempo a decidir?
  • Quanto terá custado ao País a indecisão de Sócrates?

Conclusões:
  • Pedido de ajuda tardio que já devia ter chegado há muito.
  • O Governo de Sócrates teve um desempenho fraco. Portugal agravou problemas nos últimos anos.
  • Portugal deixa de se financiar pagando altos juros a especuladores.
  • O pedido de ajuda permitirá estabilizar a situação económica e financeira em Portugal e também na Europa.
  • Os Bancos Portugueses respiram de alívio.
FMI

Entretanto, o Mundo acompanha os acontecimentos em Portugal. Madrid afirmou que não seguirá o exemplo dos outros países europeus endividados que pediram ajuda, descartando o risco de contágio na penísula e sustentou que os investidores são perfeitamente capazes de distinguir entre a situação económica dos dois países. 

O jornal "Independent" da Irlanda, segundo país a pedir ajuda externa, também menciona a decisão  portuguesa e o "Irish Times" escreve que o pedido de Portugal ao FMI pode atingir os 75 mil milhões de euros, depois da queda do governo socialista e da rejeição do quarto pacote de medidas de austeridade em menos de um ano.

Junto o comentário de um leitor de um matutino, feito à edição de uma notícia relativa a esta matéria, e que exprime bem o sentimento do povo português quanto ao actual momento político:


"COMENTÁRIO MAIS VOTADO
"Agora quem vai pagar a factura destes imcompetentes e ladrões é o Zé povão.Julgamento em praça pública para todos os ladrões que nos desgovernaram.Num é oh Zé Pinóquio?"

Não deixaremos de olhar, com profunda preocupação o desenrolar dos acontecimentos que tanto comprometem o futuro dos nossos filhos, netos e o próprio Portugal!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...