quinta-feira, março 10, 2011

PARABÉNS, SENHOR PRESIDENTE!


Parabéns ao Presidente Aníbal Cavaco Silva, cuja tomada de posse teve ontem lugar. Para assinalar este dia,  o da tomada de posse do seu segundo mandato, o Presidente da República escolheu promover dois eventos que, simbolicamente, apontam dois temas que considera prioritários na abordagem que os Portugueses devem ter quando olham para o futuro do seu país: o Mar e os jovens.
Presidente Cavaco Silva e sua esposa
no Cais de Alcântara

Na manhã de quarta-feira do dia 9, o Presidente da República Cavaco Silva deslocou-se ao Cais de Alcantara e visitou o navio oceanográfico Almirante Gago Coutinho. Com este gesto, o Presidente renova o compromisso com a chamada Agenda do Mar, sublinhando a importância estratégica e económica decisiva que o Mar tem para o desenvolvimento de Portugal, um dos maiores países marítimos da Europa.

Depois da visita a este navio, Almirante Gago Coutinho, dirigiu-se para o navio-escola Sagres, navio emblemático da nossa Marinha e igualmente atracado no Cais de Alcântara. O Presidente Cavaco Silva convidou para a Sagres, 50 jovens líderes de todo o país -dirigentes de associações estudantis e da juventude, empresários, investigadores, académicos, agentes culturais entre outras actividades-,com os quais almoçou a bordo.

Presidente da União Europeia, Durão Barroso,
cumprimenta o Presidente Cavaco Silva 

Desta forma, o Presidente sublinha, no dia da sua reinvestidura, a proposta que o país deve fazer com a juventude e apelou ao protagonismo dos jovens na definição do futuro de Portugal.

 No final do dia e após a cerimónia solene da sua posse na Assembleia da República, altura em que proferiu o seu forte e esclarecedor discurso de tomada de posse, dirigiu-se para o Palácio de Belém, onde foi recebido pelas suas Casas Civil e Militar e onde ofereceu uma recepção aos participantes dos vários eventos do dia e outra entidades oriundas de todo o país.


Presidente Cavaco Silva na Assembleia da República

Passo a citar algumas passagens do discurso do Presidente Cavaco Silva, proferido na Assembleia da República, durante a cerimónia da sua tomada de posse:

"...É importante, por isso, que o Governo, Assembleia da República e demais responsáveis políticos assumam uma atitude inclusiva e cooperante, que seja também factor de confiança e motivação para os nossos cidadãos".

"...É necessário que um sobressalto cívico faça despertar os Portugueses para a necessidade de uma sociedade civil forte, dinâmica e sobretudo mais autónoma perante os poderes públicos".

"...Há limites para os sacrifícios que se podem exigir aos cidadãos. Faço um vibrante apelo aos jovens de Portugal: ajudem o vosso País! Façam ouvir a vossa voz: este é o vosso tempo. Estou certo que, todos juntos, iremos vencer." 


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...