terça-feira, março 15, 2011

O MAIS BELO CONCERTO - Concerto N.º3 para Piano, de Sergei Rachmaninov


Não resisti a publicar aqui neste meu espaço, uma mensagem dedicada aquele que, dentro dos meus modestos conhecimentos musicais, considero como o mais belo concerto, não só pela sua execução de mestria como pela sua soberba elaboração, que o tornam um concerto de élite, só para "alguns", os grandes mestres.

Escrito por Rachmaninov no ambiente tranquilo da família, na sua propriedade rural, o compositor dedicou-o a outro compositor e pianista amigo, Josef Hofmann (autor de "Contos de Hofmann", cuja "Barcarolle" atravessou fronteiras). Mas quando da sua execução, Hofmann disse "que não era para ele...".

Deste concerto notável temido por todos os pianistas, que o consideram a sua "prova de fogo", escolhi dentre os três Movimentos do Concerto, o Terceiro Parte1 e Parte5, por ser rápido, vigoroso e triunfantemente final (Alla breve, D menor- D maior).

A interpretação é de um génio, o magistral Vladimir Horowitz, que trabalhou este concerto 48 anos antes de o gravar. Teve a aprovação incondicional de Rachmaninov, que nunca publicou esta peça antes de ouvir Horowitz tocá-la. Curiosamente os dois compositores e amigos interpretaram-na, algumas vezes, conjuntamente. São imagens de 1978 e registam a última vez que Horowitz tocou este concerto em público. É com um orgulho imenso que as insiro no meu blogue.

Eis Rachmaninov e Horowitz no seu melhor, com o precioso apoio da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque:
São momentos de gozo e êxtase, verdadeiramente imperdíveis!...


3 comentários:

Anónimo disse...

SIMPLESMENTE ADOREI OS VIDEOS!!:)
BEIJINHOS ANNA

Unknown disse...

BRAVOOOOO!!!!!Para uma interpretação genial!
Obrigada, Anna.
Bjs.

peonia disse...

É um gosto visitar o seu Blog. Obrigada por mais este "presente" musical!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...