quinta-feira, fevereiro 10, 2011

PARA OS NAMORADOS - DIA DE S.VALENTIM


Dia dos Namorados


O Dia de S.Valentim, hoje associado ao Dia dos Namorados, 14 de Fevereiro, parece ter origem na história do bispo Valentim, que contrariou as ordens do imperador Cláudio II. Este imperador romano havia proibido o casamento durante o período de guerras, porque acreditava que os solteiros eram melhores combatentes.
São Valentim

Mas o bispo Valentim, além de continuar a celebrar casamentos, casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Valentim foi descoberto, preso e condenado à morte. Enquanto esteve preso, muitos jovens enviaram-lhe flores e bilhetes nos quais diziam que os jovens ainda acreditavam no amor.

Enquanto aguardava, na prisão, o cumprimento da sua sentença,Valentim apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e milagrosamente devolveu-lhe a visão. Antes de morrer, Valentim escreveu uma mensagem  de adeus para a sua amada, na qual assinava como "Seu Namorado" ou "De seu Valentim".

Considerado mártir, pela Igreja Católica, a data da sua morte, 14 de Fevereiro, assinala também a véspera das Lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do  matrimónio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a Passeata da Fertilidade em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fertilidade.  (...Que bela passeata!...)



No século XVII, os ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de S.Valentim como a união do Dia dos Namorados. Um século mais tarde, os Estados Unidos adoptaram esta data e chamaram-na "Valentine's Day". E na Idade Média dizia-se que o dia 14 de Fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.  (...Muito mais bonito!)


Infelizmente hoje em dia o consumismo transformou o ritual característico deste dia, a troca mútua de recados e símbolos de amor, num comércio de troca de prendas por vezes absurdamente extravagantes e  dispendiosas.

Amor

A festa do Dia de S.Valentim difundiu-se por um largo número de países, com a particularidade de, no Brasil, ser comemorada no dia 12 de Fevereiro.


PARABÉNS PARA TODOS OS NAMORADOS! 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...