quinta-feira, fevereiro 17, 2011

GERAÇÃO À RASCA - GERAÇÃO DEOLINDA


Uma música, "Parva que sou", dos Deolinda, acordou Portugal para uma verdade abandonada: o desemprego, a precariedade e os baixos salários da juventude, que se consumam na sua desesperança. Estamos a falar de economia, numa linguagem que finalmente se universaliza porque não é de economistas, nem de sindicalistas, nem de políticos. É a voz de Ana Bacalhau e de centenas de milhares de pessoas através dela.

Jovens desempregados
Nos últimos dez anos, mais que duplicou o número de diplomados que trabalham em condições precárias. Dos 83 mil no ano 2000, o número subiu para os 190 mil em Setembro do ano passado. É a dura realidade das novas gerações, que frequentam ou já terminaram a sua formação superior e a quem o mercado laboral português não consegue dar resposta. 

São a geração dos nossos filhos e talvez ainda dos netos. São a geração semelhante à de trinta anos atrás, que levou os seus pais a abandonarem este país. Será que este Portugal de idosos, está condenado a ficar ainda mais velho?
Que perspectivas de futuro têm estes jovens, sempre com mais qualificações, no mercado laboral? Abandonar este país?
Jovens empresários

Só os melhores, e cada vez menos, têm colocação com bons salários e perspectivas de carreira: na banca de investimento, nas consultoras de gestão ou nas multinacionais. Mas o País não é apenas para os génios. Até porque mesmo estes estão a abandonar Portugal, em busca da não-crise!...

Junto um vídeo que retirei da Comunicação Social , que me pareceu muito bem feito e mais elucidativo do que as palavras, sobre a situação dos jovens perante o panorama da realidade do País que agora temos! 


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...