domingo, novembro 21, 2010

S.S.BENTO XVI E "A LUZ DO MUNDO"- O Uso do Preservativo



Sem temer polémicas, Bento XVI distancia-se da imagem de um Papa ultraconservador e admite a utilização do preservativo "em certos casos". Esta é a primeira vez que um Papa aceita o uso do preservativo, como solução possível no controle da disseminação do vírus da SIDA.


Uso do preservativo
As declarações que estão a agitar a opinião mundial constam do livro "Luz do Mundo", a ser lançado e apresentado à imprensa na próxima terça-feira, 23 de Novembro, pelo jornalista alemão Peter  Seewald.

São boas novas para a comunidade católica, eu mesma me me confesso encantada com esta decisão de S.Santidade, uma vez que a posição do Vaticano perante a sexualidade tem sido um dos principais pontos de tensão entre os fiéis e a cúria romana.
Os fiéis, quase sem excepção, concordam e elogiam a coragem de Bento XVI, segundo várias abordagens públicas a pessoas católicas ou não. D.João Torgal Ferreira, Bispo das forças armadas, considerou, hoje, um  "volte de face" que Bento XVI tenha admitido a utilização do preservativo
D. João Torgal  Ferreira
"em certos casos" para reduzir os riscos de contaminação da SIDA: " considero que é um estrondo, sem cair em excessos nem exageros, um volte de face com o qual me rejubilo", afirmou.

No livro, Bento XVI fala ainda do contexto das palavras polémicas na viagem aos Camarões e a Angola, no ano passado, onde disse que "a SIDA não pode resolver-se com a distribuição de preservativos, que agravam o problema".


Odon Vallet, especialista em História das Religiões, comenta a posição de Bento XVI: "esta nova atitude muda a visão sobre aqueles que usam o preservativo para evitar a transmissão do vírus da SIDA e em África ou na Ásia isto é muito importante".

Papa Bento XVI junto de líderes africanos


No entanto, o Papa diz que o preservativo "não é o caminho para se acabar com a infecção do HIV" que, segundo ele, passa por "humanizar a sexualidade e não banalizá-la".



Apesar de ainda manter a posição de que os preservativos não são a resposta para o vírus da SIDA, este passo mostra que o Papa está disposto a repensar a doutrina da Igreja Católica, de forma a que esta possa dar resposta aos diversos problemas que as sociedades destes tempos tão conturbados, colocam como um desafio constante, aos seus fiéis e às suas crenças.







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...