quarta-feira, dezembro 23, 2015

HÁ SEMPRE MAIS UM CONTO DE NATAL... O BONECO DE NEVE, de Raymond Briggs (1934-?)








Raymond Briggs Redvers é um inglês nascido em Wimbledon, Londres, de profissão ilustrador, cartunista, escritor gráfico e autor, que alcançou grande sucesso por parte da crítica e se tornou muito popular no universo das crianças e dos adultos. Na Grã-Bretanha é sobretudo popular pelo seu conto de natal O Boneco de Neve, um livro sem palavras cuja animação é passada nas televisões e a respetiva adaptação musical é encenada em cada Natal.



O Boneco de Neve, publicado em 1978, inspirou o filme homónimo, lançado em 1982 e que o Channel 4 transmitiu pela primeira vez na véspera de Natal, com um sucesso enorme. Sucesso tal, que lhe valeu a nomeação para o Prémio Oscar de Melhor Curta Metragem de Animação, em 1983. O filme tornou-se um ícone da cultura britânica natalícia, sendo esta versão animada realizada por Howard Blake e estrelada pelo ator David Bowie.



Uma criança, mais concretamente um menino, na véspera de Natal, constrói um boneco de neve no jardim da sua casa. Misteriosamente, durante a noite, o boneco adquire vida e torna-se humano. Ao acordar, o menino dirige-se para o jardim e torna-se grande amigo do boneco de neve. Juntos empreendem uma viagem pelo Polo Norte, onde vivem uma aventura mágica que torna o Natal desta criança solitária algo inesquecível e muito especial.



Acompanhado por uma banda sonora encantadora, O Boneco de Neve atingiu níveis de popularidade que justificam plenamente a nomeação para o Oscar de Melhor Curta Metragem de Animação. O final, apesar de previsível, não deixa de ser muito comovente até mesmo para aqueles que já passaram a infância e certamente se sentem regressar aos velhos tempos.



Após uma longa carreira no mundo da escrita, ilustração e animação, Raymond Briggs conquistou em 1966 e 1973 as Medalhas Kate Greemaway da British Library Association. Entre outras nomeações, em 1993 foi reconhecido como o autor infantil do Ano, pelos Prémios British Books Awards. A sua Graphic Novel Ethel and Ernest, que retrata o casamento de seus pais, casamento  de 41 anos, ganhou o prémio de Melhor Livro Ilustrado do ano de 1999, Prémio British Book Awards.


       1- Raymond Briggs no seu escritório                    2- O seu casamento                           3-A sua atividade no estúdio cinematográfico

A esposa Jean, doente de leucemia, faleceu em 1973, dois anos apenas após a morte dos seus pais. Não tiveram filhos. Desde 2010, Raymond Briggs vive numa casa simples em Westmeston, Sussex. Apreciador da tranquilidade, habita uma casa separada da sua companheira Liz, dos seus filhos e netos.

Continua a sua atividade de escrever e ilustrar livros.



Raymond Briggs exercendo a sua atividade de escritor e ilustrador.










Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...