quinta-feira, abril 23, 2015

NO DIA DO LIVRO, UM ARTISTA ORIGINAL - MIKE STILKEY








Uma notícia original, hoje, dia em que se festeja o Dia do Livro.

Enquanto muitos ilustradores se limitam a ilustrar páginas de livros, Mike Stilkey prefere usá-los como telas de pintura. Chamadas por ele de “esculturas de livros”, as peças são formadas por diversos livros usados, resgatados dos lixos de bibliotecas, por estarem velhos, copiados ou desatualizados. Ao unir estas peças, cria uma bela tela, que preenche com a sua arte espantosa.

Com estes livros reciclados, Mike Stilkey cria belíssimos retratos de pessoas e animais antropomórficos, que tocam instrumentos musicais e se vestem com roupas “de gente”. As lombadas dos livros, com as suas diferentes cores e inscrições, funcionam como um fundo perfeito para a pintura.


Oriundo da Califórnia, Mike teve uma infância problemática. Após uma lesão grave que sofreu na prática de skate, desporto a que se dedicou como escape ao ambiente em que vivia, Stilkey decidiu dedicar-se às artes. Para ele um mundo novo da fantasia: "Eu usei drogas, tive pais viciados e uma família com problemas. Art salvou-me a vida."

As imagens são bastante elucidativas do seu grande e original talento.

Vejam…






2 comentários:

Vitor. C disse...

Boa-noite!
Não apenas em Portugal, os eventos culturais passam (quase) despercebidos do grande público! Exactamente, aqueles para quem a cultura deveria ser dirigida!
Este movimento, ou a falta dele, deve-se, na minha humilde opinião a factores que se prendem com a falta de vontades políticas de quem preenche cargos dos quais se esperaria muito mais!
O público, em geral, é amorfo, imóvel e obedece à primeira lei de Newton, a Lei da Inércia!
Muito obrigado, pela divulgação!
Sinto-me muito honrado, em poder fazer parte deste seu belo projecto, em favor de todos e contra ninguém!
Vítor. C

Unknown disse...

Obrigada pelo honroso e gentil comentário. Vitor.C.
Este caso, de um talento extraordinário é bem o exemplo de algumas artes ainda não totalmente integradas nas diversas sociedades.Entre elas a Street Art, de que sou "fan" incondicional em todas as suas vertentes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...