domingo, janeiro 12, 2014

CONCERTO DE ANO NOVO DA ORQUESTRA FILARMÓNICA DE VIENA 2014 - Musikverein Golden Hall, Viena da Áustria








Tem sido uma longa tradição para a Orquestra Filarmónica de Viena, apresentar em cada Ano Novo  um programa que consiste na música nostálgica e simultaneamente animada, a partir do vasto repertório da família Johann Strauss e seus contemporâneos. 


Estes concertos não apenas encantam o público no Musikverein em Viena, mas também desfrutam de grande popularidade internacional, através da transmissão da televisão mundial, que agora chega a mais de 90 países.


Apesar de terem sido concebidos durante o capítulo mais negro da história da Áustria, estes concertos aumentaram continuamente a sua popularidade nas décadas seguintes, facto que pode ser atribuído à alegria e energia criativa das composições da dinastia Strauss, assim como das suas interpretações autorizadas oficialmente. 

Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo festejam a alegria e otimismo que desejam para o Novo Ano conjuntamente, ao som desta música que começam a amar com grande entusiasmo. 


A 74ª edição do evento bateu um novo recorde neste ano. A transmissão ao vivo, para 92 países, teve uma audiência estimada entre 40 e 50 milhões de telespectadores.

O maestro Daniel Barenboïm, 71 anos, já tinha sido convidado para dirigir o concerto em 2009. Para ele, ser escolhido pelos músicos da orquestra de Viena é um dos “maiores presentes do mundo para um regente.”

O programa deste ano trouxe, como de costume, valsas, polkas e obras do compositor Johann Strauss (1804-1849) e de seus filhos Johann (1825-1899), Joseph (1827-1870) e Edouard (1835-1916).

Johann Strauss                                                                        Daniel Barenboim

Pela primeira vez, o concerto de Ano Novo também trouxe uma composição de Richard Strauss (1864 - 1949), compositor alemão sem relação com a dinastia de músicos de Viena. A orquestra interpretou a segunda parte de ‘’Musique au Clair de Lune’’, da Ópera Capriccio.

No tradicional encerramento, o público ouviu "O Belo Danúbio Azul", do filho de Johann Strauss, enquanto a plateia, francamente entusiasmada, acompanhava o ritmo batendo palmas. Por sua vez, Daniel Barenboim cumprimentou a orquestra, abandonando o seu lugar de regente e apertando a mão de cada um dos numerosos  músicos presentes.



Este ano o concerto, que comemora o centenário da Primeira Guerra Mundial, teve como tema a paz. No ano que vem, terá a regência do maestro indiano Zubin Mehta, de 77 anos, que participa pela quinta vez como convidado.

FICHA TÉCNICA DESTE CONCERTO 2014:

CONDUTOR:
Daniel Barenboim

ORQUESTRA:
Wiener Philharmoniker

PROGRAMA:
Eduard Strauss
Helena Quadrilha, op. 14
Josef Strauss
Olive Branch Waltz, op. 207
Johann Strauss, sen.
Caroline Gallop, op. 21
Johann Strauss, Jr.
Março egípcio, op. 335
Seid umschlungen, Millionen. Walzer, op. 443
Tempestuous in Love e Dance, Polka rápido, op. 393
- Pausa -
Johann Strauss, Jr.
Abertura da Opereta "Waldmeister"
Klipp-Klapp, Gallop, op. 466
Tales from the Vienna Woods, Waltz, op. 325
Josef Hellmesberger, Jr.
Vielliebchen, Polka française, op. 1
Josef Strauss
Bouquet Polka, Polka rápido, op. 188
Richard Strauss
Luar Music from the Opera "Capriccio"
Joseph Lanner
The Romantics, Waltz, op. 167
Josef Strauss
Traquina, Polka Mazur, op. 262
Shenanigans, Polka rápido, op. 98
Leo Delibes
Dansée Variação (pizzicati) do Ballet "Sylvia"
Josef Strauss
Dynamiden, Waltz, op. 173
sem um cuidado, Polka rápido, op. 271







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...