terça-feira, novembro 12, 2013

17.º FESTIVAL INTERNACIONAL BP GÁS BALÕES DE AR QUENTE- O País dos Balões...









Foi neste domingo, dia 10, que os céus alentejanos de Alter do Chão, Fronteira, Castelo de Vide e Crato fotam coloridos com balões de ar quente, por ocasião do 17º Festival Internacional BP Gás Balões de Ar Quente, que até 17 de Novembro reúne 35 equipas de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, e onde será também possível experimentar voar de forma gratuita.


Ao longo de sete dias, sob condições meteorológicas favoráveis, as manhãs e as tardes vão ser cenários de céus coloridos com 35 balões de ar quente a erguerem-se no ar. As largadas de balões ganham particular encanto por acompanharem quer o nascer do sol quer o final da tarde, com as diferentes cores e luz que pintam a paisagem.

O festival iniciou-se no dia 10 de Novembro com o check-in das equipas participantes. A partir do dia 11 começaram os voos livres em balão de ar quente abertos a passageiros, duas vezes por dia, com cerca de uma hora cada. O voo da manhã descola entre as 7 e as 7h30 e voo da tarde entre as 15 e as 15h30.
Em 2012, o festival, que decorreu em Elvas, Património Mundial da UNESCO atraiu 3.700 pessoas, 250 das quais “estavam envolvidas directamente com o evento”, segundo Aníbal Soares, o sócio-gerente da Publibalão, empresa que promove o festival em co-organização com a Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo.

“Desde o primeiro festival que o número de público tem vindo a crescer, e também temos tido mais interesse por parte dos pilotos e equipas e a nível da população”, acrescentou. Salientou ainda que, de entre os interessados, os espanhóis lideram, “vindo de propósito”.
O festival tem como metas principais “aumentar o envolvimento com a população local por via de experiências gratuitas de voo; reforçar o objectivo de promoção de prática do balonismo em Portugal; manter a aposta no impacto mediático do festival; aumentar o retorno mediático para patrocinadores e parceiros do 17º festival e apostar crescentemente na internacionalização do festival”, afirma Aníbal Soares, num comunicado do evento.

“Todos os pilotos presentes na prova são profissionais com créditos firmados no balonismo, pelo que a Publibalão e o Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo garantem que é totalmente seguro voar com qualquer uma das equipas.


O voo de balão “é uma actividade bastante tranquila”, explicou o sócio-gerente da Publibalão, empresa que promove o festival em co-organização com a Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo. 

À partida, qualquer pessoa poderá voar em balão, mas há algumas restrições, nomeadamente a pessoas com problemas cardiovasculares graves e problemas de osteoporose, ou um nível avançado de descalcificação de ossos, bem como grávidas, crianças menores de seis anos, que “só podem voar devidamente acompanhadas por um adulto responsável pelas mesmas e caso tenham uma estatura física capaz de suportar eventuais impactos causados pela descolagem/aterragem”, e pessoas que tenham sido submetidas a cirurgias recentemente.


Lá vamos nós...






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...