segunda-feira, outubro 07, 2013

A CATEDRAL DA SAGRADA FAMÍLIA DE BARCELONA, DE GAUDI, SERÁ ASSIM AO FIM DE 144 ANOS DE CONSTRUÇÃO...











Já podemos conhecer como será  a definitiva Catedral da Sagrada Família de Gaudí,  que Barcelona vai admirar.
Após levar 144 anos de construição, a emblemática catedral da Sagrada Família de Barcelona vai finalmente ser concluída até 2026, segundo a promessa do arquiteto atualmente encarregado desta obra-prima excêntrica, confiante que o trabalho será concluído a tempo de celebrar o centenário da morte de Antoni Gaudi.

Cerca de 65 por cento do trabalho já foi concluído desde que a primeira pedra foi colocada por Gaudi em 1882, e com as novas técnicas de alvenaria a acelerar o trabalho, a equipe de arquitetura acredita que as torres finais e a fachada principal serão concluídas dentro de 13 anos.

                                               1-Gaudi                            2-Gaudi apresenta o seu projeto ao núncio apostólico Francesco Ragonesi

"Se continuarmos no ritmo que estamos agora, vamos conseguir isso", afirmou Jordi Fauli, o arquiteto-chefe do projeto, acrescentando que apenas os pormenores finais da sua ornamentação podem levar mais tempo a ser concluídos.

A basílica, que foi consagrada pelo Papa Bento XVI em novembro de 2010, atrai cerca de três milhões de turistas por ano.

O custo anual obtido com as suas entradas, paga a maior parte do montante de 25.000.000 de euros atribuído a esta construção, acrescido de quantias adicionais, presentes  de doadores particulares. Mas o historial desta Catedral da Sagrada Família de Barcelona é um manancial de dificuldades e problemas. 

Gaudi era tão pobre que foi recolhido como um mendigo quando morreu aos 74 anos, em 1926, vítima de atropelamento por um autocarro em plena Gran Via de Barcelona. O seu corpo só foi identificado após vários dias passados sobre o dia da sua morte.

Os planos originais de Gaudi para a grande basílica, com suas inúmeras torres altas, foram destruídos pelos anarquistas durante a Guerra Civil de Espanha, sendo assim necessária muita imaginação para concluir o projeto.
Mas os críticos têm chamado a atenção para o facto do uso de materiais modernos, mais baratos, previstos no projeto final, poderem ter pouco em comum com a visão original de Gaudi.

O edifício acabará por ter 18 pináculos decorado com enfeites coloridos, incluindo uma enorme torre central sobre a cúpula da basílica que irá atingir os 520 pés de altura e será equipada com um elevador destinada a transportar os turistas até ao seu topo.

Pormenores da atual Catedral da Sagrada Família de Barcelona

Gaudi, que é conhecido como "Arquiteto de Deus", e que é objecto de um pedido de beatificação, esperava que a sua "catedral dos pobres" levasse dois séculos para ser construída. "O meu cliente não tem pressa" dizia, pronunciando a famosa frase e referindo-se a Deus. Naquela altura (1915), Francesco Ragonesi, núncio apostólico do Vaticano, qualificou Gaudí como "o Dante da arquitetura" e afirmou: "A sua obra é um dos maiores poemas cristãos em pedra".


O vídeo lançado pela Fundação Sagrada Família, gerado por computador 3-D e inserido em último lugar nesta mensagem, mostra como será o aspeto final da Catedral da Sagrada Família, do genial Gaudi, no ano de 2026.








Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...