terça-feira, março 19, 2013

PARABÉNS A TODOS OS PAIS - Dia do Pai 2013 (19 de Março, Portugal)











O Dia do Pai ou Dia dos Pais, celebra-se em Portugal no dia 19 de março, seguindo a tradição da Igreja Católica, que celebra neste dia São José, marido de Maria, a mãe de Jesus Cristo. É a data em que se homenageia a figura paterna.


A origem desta comemoração é suposta ser originária da Babilónia onde, há mais de quatro mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão comemorativo. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. 

Entretanto, a institucionalização dessa data é bem mais recente. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart

O interesse por esta data difundiu-se pela cidade de Spokane e por todo o Estado de Washington e a partir dessa altura tornou-se uma festa nacional. 

Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o "Dia do Pai" (Father's Day)Segundo a tradição, nos Estados Unidos este dia comemora-se no terceiro domingo de Junho. 

No Brasil, a data foi criada pelo jornalista Roberto Marinho que implementou com o objetivo de incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento do seu jornal, "O Globo". 

Neste país, Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto. 

É ainda conhecido o facto do publicitário Sylvio Behring ter proposto a celebração do "Dia dos Pais" para o dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família Behring



E como estamos no nosso Portugal, deixamos aqui um abraço de saudação a todos os Pais portugueses, ausentes ou não!






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...