sábado, março 23, 2013

BEBO VALDÉS (1918-2013) - O "Gigante da Música Cubana", Deixou-nos hoje







Ramón Emilio Valdés Amaro Dionísio, nascido em Cuba a 9 de outubro de 1918, mais conhecido como Bebo Valdés, deixou-nos na passada sexta feira 22 de março, aos 94 anos, vítima de Alzeimer. Considerado como o Gigante da Música Cubana e do Jazz Afro-Cubano, além de pianista famoso, foi também compositor e maestro.

Foi também o pai do conhecido pianista do jazz afro-cubano Cucho Valdés, nascido em 1941, premiado com diversos Prémios Grammy.

A partir dos anos quarenta, tocou em Havana com as orquestras Ulacia, Curbelo Garcia, Julio Cueva e a famosa Orquestra Tropicana, sempre na vertente do jazz afro-cubano, do qual gravou diversos álbuns.

Em família, era conhecido como El Caballón, em virtude da sua considerável altura. Compôs os primeiros mambos, considerados a novidade do século, adotando o género recém-produzido pelo compositor Perez Prado, e dando assim um novo impulso à música cubana. Em 1952, o produtor Norman Granz, entusiasmado com o sucesso do jazz afro-cubano em Nova Iorque, reconheceu Valdés, conjuntamente com o vocalista Beny Moré,  como o pioneiro do momento do jazz afro-cubano.

Após a doação da sua orquestra bate Sabor em 1960, mudou-se consecutivamente para o México, Estados Unidos, Espanha e Suécia, onde se estabeleceu oficialmente e onde veio a falecer. Quando deixou Cuba em 1960, devido a divergências com o regime de Fidel de Castro, Bebo abandonou também a sua família, a esposa Pilar e os cinco filhos, para voltar a casar, em 1963, e constituir nova família.


Descanse em paz.


Bebo Valdés








Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...