quinta-feira, novembro 10, 2011

A MAIOR ONDA DO MUNDO, SURFADA EM PORTUGAL - Praia do Norte, Nazaré





Vão ver algo que, provavelmente, ainda nunca foi visto. Neste passado domingo, dia 7 de novembro de 2011, Portugal pode ter-se tornado no detentor da maior onda do mundo alguma vez surfada, onda que atingiu os 30 metros de altura. O equivalente a um prédio de 10 andares.

O surfista Garrett McNamara
Este fenómeno ocorreu na Praia do Norte, na Nazaré, em consequência de uma falha geológica submarina localizada no golfo da Nazaré, falha essa que atinge os cinco mil metros de profundidade e vários quilómetros de comprimento. Esta falha, conhecida como "Canhão da Nazaré", constitui um gigantesco desfiladeiro submarino e exerce uma enorme força ativadora do volume e altura das ondas marítimas neste golfo.

Assim, no passado domingo, o surfista norte-americano Garrett McNamara de 42 anos, teve a oportunidade de surfar uma onda gigante que atingiu os 30 metros, batendo o recorde mundial do seu colega Mike Parsons, que havia surfado uma onda de 23 metros, a mais alta até domingo passado, durante o evento "The North Canyon Show". 
Logotipo do evento a decorrer na Praia do Norte, na Nazaré.

Garrett McNamara torna-se, deste modo, no novo nome na lista dos maiores surfistas do mundo. McNamara encontra-se em Portugal a convite do Presidente da Câmara da Nazaré, para avaliar e divulgar o potencial das ondas da região até ao ano de 2012 e ficou impressionado com o que encontrou. Especialista em ondas gigantes, ficou fascinado com as "paredes" de nove metros provocadas pelo "Canhão da Nazaré".

"Não consigo descrever: estamos no topo da onda, mas esta torna-se rapidamente pequena. O «Canhão» faz com que as ondas sejam maiores. Tudo se resume ao peso da onda. Parece que estamos a saltar de uma parede gigante, mas nunca se sobrevive a saltos de paredes tão altas como estas ondas", declarou Garrett McNamara à estação televisiva TVI24.

A Nazaré passa, assim, a encabeçar a lista dos locais favoritos do Surf mundial. 




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...