Filho de José Saraiva (conceituado professor liceal), é irmão de António José Saraiva (reputado investigador na área das Letras) e é também tio de José António Saraiva (jornalista e arquitecto). Licenciado em Historico-Filosóficas e em Ciências Jurídicas, iniciou a sua vida profissional pelo ensino liceal, simultâneamente com a advocacia.
![]() |
História de Portugal |
Teve participação política como deputado e outros cargos. Mais tarde, quando abandonou o governo, foi nomeado para exercer o cargo de embaixador de Portugal no Brasil.
Com a Democracia, José Hermano Saraiva tornou-se numa figura pública muito conhecida e apreciada em Portugal e nas comunidades portuguesas no estrangeiro. Para isso contribuiram as suas extraordinárias qualidades de orador e apresentador televisivo, que evidenciou ao longo dos seus inúmeros programas de televisão sobre a História de Portugal.
Por isto e por outras circunstâncias, tornou-se numa figura polémica, principalmente pela sua visão da História e pelo facto de nunca ter obtido qualquer grau académico superior à licenciatura.
Recentemente, através de um programa da RTP, ficou classificado em 26º. lugar entre os"Grandes Portugueses da História". É membro da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia Portuguesa de História, Academia da Marinha em Portugal e Instituto Geográfico de S.Paulo, no Brasil. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Trabalho e outras, nomeadamente no Brasil, com a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco.
![]() |
Uma das várias séries de programas televisivos "A Alma e a Gente" |
Esta mensagem é uma homenagem simples a um homem grande da cultura portuguesa, à qual junto um excerto do seu programa televisivo "Preto e Branco" da série "Horizontes da Memória", sobre a Serra da Estrela e suas aventuras aí vividas...
A história narrada pelo professor, no vídeo, é-me particularmente querida. A "senhora dos grandes olhos calmos" foi a minha tia Ana, religiosa laica e irmã mais velha de meu Pai.
Quanto à casa que o professor Saraiva refere, é a casa dos meus avós paternos. Ainda hoje existente em São Romão de Seia, no distrito da Guarda. Por estes momentos, pela amizade e simpatia que sempre demonstrou para com a minha família, o meu muito obrigada ao professor José Hermano Saraiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário