quinta-feira, fevereiro 16, 2017

WORLD PRESS PHOTO CONTEST 2017- Principais Premiados





A imagem que mostra o assassino de embaixador russo na Turquia foi eleita “Foto do Ano” pelo World Press Photo Contest.

A foto mostra o momento do assassinato do embaixador russo na Turquia, Andrey Karlov, pelo policia turco Mevlüt Mert Altıntas numa galeria de artes em Ancara (Turquia). A imagem foi registada pelo fotógrafo Burhan Ozbilici, da agência de notícias Associated Press, em 19 de dezembro de 2016.
Ao longo de 59 anos, o concurso World Press Photo tem incentivado os mais altos padrões do fotojornalismo. Formado em 1955, quando um grupo de fotógrafos holandeses organizou um concurso para mostrarem os seus trabalhos a colegas de outros países, tornou-se num concurso anual e também num dos mais prestigiados prémios de fotojornalismo e multimédia em todo o mundo.
Cria uma ponte entre os profissionais e o público em geral. Com o anúncio dos vencedores faz manchetes que divulga, de modo que o papel do fotojornalismo de excelência é visto por um público que atinge centenas de milhões de espectadores.

Todas as fotografias premiadas são exibidas numa exposição que viaja por 45 países ao longo de um ano, e é publicada no anuário do World Press Photo. Mais de dois milhões de pessoas deslocam-se a uma centena de locais diferentes, para aí verem as imagens expostas,  publicadas em sete línguas e distribuídas por todo o mundo.
O júri do concurso é constituído por especialistas em fotojornalismo que representam as diversas vertentes da profissão, e um secretário que não tem direito de voto no processo de julgamento. Os membros do júri são diferentes todos os anos, e operam de forma independente.
O arquivo resultante das imagens vencedoras, não é apenas um recorde de mais de meio século de história humana, mas é também uma mostra dos diferentes estilos de fotojornalismo.

A edição 2017 do prémio contou com a participação de 5.034 fotógrafos de 125 diferentes países e que submeteram 80.408 imagens. Os prémios foram atribuídos a 45 fotógrafos de 25 países. Confira abaixo alguns dos vencedores do World Press Photo Contest 2017. Todas as imagens apresentadas nesta matéria tiveram o seu uso permitido pela organização.

VENCEDORES:


"Foto do Ano" pelo 60º World Press Photo Contest: assassinato do embaixador russo na Turquia, por Burhan Ozbilici, da Associated Press (© Burhan Ozbilici/AP)


Questões Contemporâneas


A imagem registada pelo fotógrafo Jonathan Bachman, mostra a ativista Ieshia Evans protestando contra a brutalidade policial numa manifestação na cidade de Baton Rouge, Louisiana (EUA) em julho de 2016.
 © Jonathan Bachman, Thomson Reuters

Questões Contemporâneas (Histórias)


Registada pela canadense Amber Bracken, a imagem mostra a tropa de choque da polícia americana dispersando uma manifestação contra a construção de um oleoduto em Dakota do Norte com balas de borracha, sprays de pimenta e tasers. O projeto, no entanto, foi criticado por ativistas e membros da tribo Sioux por afetar locais considerados sagrados.
© Amber Bracken (© Amber Bracken/World Press Photo)



Nesta categoria, o fotógrafo brasileiro Lalo de Almeida, do jornal Folha de S. Paulo, ficou em segundo lugar, pelo seu trabalho de registo de vítimas do vírus da Zika no Brasil. A foto é uma das premiadas.
© Lalo de Almeida, for Folha de São Paulo.

Vida diária



A foto registada por Paula Bronstein em Kabul, no Afeganistão, ficou em primeiro lugar nesta categoria. Mostra Najib segurando o  seu sobrinho Shabir, ferido  num atentado em março de 2016.
© Paula Bronstein, for Time Lightbox / Pulitzer Center For Crisis Reporting

Vida diária (Histórias)


Registada pelo fotógrafo chileno Tomas Munita para o jornal The New York Times, esta imagem mostra o ambiente de uma barbearia nos dias seguintes ao anúncio da morte de Fidel Castro, líder da Revolução Cubana.
 © Tomas Munita, for The New York Times

Notícias gerais


O primeiro lugar nesta categoria ficou para esta imagem de Lauren Van Stockt para o jornal francês Le Monde e mostra forças especiais do exército do Iraque numa operação de busca de membros do Estado Islâmico (EI) nos arredores de Mosul.
© Laurent Van der Stockt, Getty Reportage for Le Monde

Notícias gerais (Histórias)


Daniel Berehulak, do jornal The New York Times, ficou em primeiro com um ensaio sobre a onda de assassinatos extrajudiciais que vem acontecendo em Manila, nas Filipinas, como resultado da política ostensiva de repressão ao tráfico e uso de drogas do presidente Rodrigo Duterte. Mais de 2 mil pessoas foram mortas por policiais só em 2016, mas há 3.500 mortes ainda não solucionadas.
© Daniel Berehulak, for The New York Times

Projeto de longo prazo



Entre os projetos de longo prazo, o trabalho de Valery Melnikov sobre o conflito armado que devasta o leste da Ucrânia desde 2014 foi o vencedor.
© Valery Melnikov, Rossiya Segodnya

Natureza


Em primeiro nesta categoria, a imagem campeã foi esta, de Francis Perez. Mostra uma tartaruga presa nas redes de pesca no mar de Tenerife, Ilhas Canárias.
© Francis Pérez

Natureza (Histórias)


Brent Stirton, para a revista National Geographic, foi o premiado nesta categoria com o seu trabalho sobre o Parque Nacional Kruger, a maior reserva de rinocerontes do planeta, na fronteira entre a África do Sul e Moçambique.
© Brent Stirton, Getty Images for National Geographic Magazine

Pessoas


Magnus Wennman, do jornal sueco Aftonbladet, ficou em primeiro lugar nesta categoria com a foto de uma menina iraquiana cuja família foi forçada a deixar o seu lar em Mosul por conta da escassez de itens essenciais e o medo da violência do Estado Islâmico.
© Magnus Wennman, Aftonbladet

Desporto


Registada por Tom Jenkins, do jornal The Guardian, esta imagem mostra o momento em que a atleta Nina Carberry caiu do seu cavalo durante uma competição em Liverpool, Inglaterra, realizada em abril de 2016.
© Tom Jenkins, The Guardian

Notícias


Registo feito por Jamal Taraqai mostra o momento em que advogados ajudavam feridos durante uma explosão num hospital em Quetta, Paquistão, que matou cerca de 70 pessoas. A maioria delas eram advogados que se encontravam no local para prestar condolências à família de um colega assassinado horas antes.
© Jamal Taraqai, European Pressphoto Agency



Nesta categoria, outro brasileiro foi premiado. Felipe Dana, da Associated Press, ficou em terceiro lugar pelo seu registo de uma explosão de um carro próximo da cidade de Mosul, durante a batalha contra o Estado Islâmico em novembro de 2016





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...