domingo, março 13, 2016

FESTA DA FLOR 2016 (ILHA DA MADEIRA) - De 7 a 18 de Abril de 2016

...A Madeira é um jardim, a Madeira é um jardim,
No mundo não há igual, no mundo não há igual.
Seus encantos não têm fim, seus encantos não têm fim,
É vila de Portugal, é vila de Portugal...
(Bailinho da Madeira, canto popular)


A beleza desta Ilha da Madeira tem dado origem a muitas lendas.
E uma delas, talvez a mais popular, conta que a virgem Maria chorava pelos sofrimentos de Jesus Cristo. Muitas eram as lágrimas que lhe corriam pela face e depois caíam no seu manto azul. Por cada lágrima vertida, uma estrela brilhante surgia no seu manto. E a Virgem Maria não parava de chorar tal como não parava de sofrer.
Entretanto, das lágrimas que se tornavam estrelas, uma escorregou do manto de Nossa Senhora, fez-se terra e foi cair no manto azul do mar.
Aí se fixou e floriu.
Assim a lágrima de Nossa Senhora se fez terra, se fez Ilha da Madeira, se fez Pérola do Oceano.
A ilha, nascida de uma lágrima de mãe, encheu-se de flores, de perfumes, de águas que saltam e cantam, de gentes que trabalham e cantam...
Fiel à paixão pelas festas e romarias da nossa terra, esta maravilhosa Festa da Flor constitui mais uma mensagem a elas dedicada.

Na Madeira desabrocham espécies florais originárias de inúmeras zonas do planeta, já que a ilha reúne condições climáticas peculiares e propícias ao florescimento de espécies quer das regiões tropicais quer das regiões frias. A Festa da Flor constitui uma homenagem à Primavera, e a celebração da metamorfose e do renascimento, da fertilidade e da abundância das flores que pintam, perfumam e inebriam o meio envolvente e que emprestam valor e levam o bom nome deste destino turístico além-fronteiras.


A origem da Festa da Flor remonta ao ano de 1954, quando se realizou no Ateneu Comercial do Funchal a Festa da Rosa. A constatação de que grande parte dos madeirenses se dedicava ao cultivo das flores levou ao convite para que as expusessem, num evento que concluía com a atribuição de prémios às melhores flores. Esta exposição/concurso, pelo sucesso alcançado, continuou a repetir-se sob a denominação de Festa da Flor. No final da década dos anos setenta do século passado (1979), a Direção Regional do Turismo traz para a rua a Festa da Flor, através da inclusão e organização de manifestações como a Cerimónia do Muro da Esperança, o Cortejo Alegórico da flor, concursos florais, de montras e jardins floridos, espetáculos musicais e decorações diversas.

Esta festa, que ocorre na primavera e quando as flores estão no seu melhor, é já há muitos anos, um dos maiores atrativos tanto para os turistas, como para os próprios madeirenses. Festa exuberante, composta por carros alegóricos que desfilam no centro da cidade do Funchal, perfuma o ar com enorme multiplicidade de perfumes florais, espalhando assim uma atmosfera quase saída de um conto de fadas pelas ruas da Capital. As diferentes troupes que participam no desfile apresentam, todos os anos, as suas propostas acompanhadas de danças que compõem uma nova coreografia.


A tradição do desfile de carros artisticamente ornamentados, as esculturas florais e os tapetes que se estendem pelas ruas, são já património desta festividade e também da própria Ilha. Todos os anos os milhares de turistas a invadem, nesta ocasião. Posso incluir-me entre eles, acho estas festas maravilhosas, não só no que respeita às manifestações de rua, como os inúmeros eventos que decorrem paralelamente, lúdicos e recreativos.

Saiba mais:

Vão.
 Não mais esquecerão...





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...