domingo, agosto 04, 2013

RUAS FLORIDAS 2013 , NA VILA DO REDONDO. AS NOSSAS FESTAS E ROMARIAS...







Olhem p’ra nossa bandeira,
Tem fitas de papelão,
Viva a nossa manajeira,
Que é uma rosa em botão.

(Quadra popular alentejana,Redondo)




A Vila de Redondo inaugurou este sábado mais uma edição das Ruas Floridas. São mais de 20 toneladas de papel que dão cor a 43 ruas e que atraem milhares de visitantes. Este ano, estimam-se já em 500 mil.
Fiel ao seu amor pelas festas e romarias do nosso Portugal, este blogue não podia deixar de, mais uma vez, assinalar o evento, decorrente este agosto das romarias, precisamente de 3 a 11, na sua décima terceira edição.

As Ruas Floridas são um evento bienal de base popular, cuja tradição remonta ao século XIX e consiste na decoração das ruas da vila de Redondo com flores e outros objectos elaborados em papel colorido. Os residentes de cada rua organizam-se e escolhem um tema, cabendo a coordenação geral ao Município de Redondo.


Os registos escritos mais antigos que dão conta da ornamentação das festas organizadas pelos populares redondenses, remontam a 1838. Há todavia, na tradição oral, relatos passados de geração em geração, que sustentam a feitura de alguns enfeites de papel por moradores, como complemento ornamental às festas de Agosto, consagradas inicialmente à Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz.

É sem dúvida, um trabalho feito à mão pelos moradores ao longo do último ano, e que agrada aos visitantes. “Já estive nestas festas há dois anos e estas estão bastante melhores. A população está de parabéns”, referiu a visitante Rita Madeira, residente em Montemor-o-Novo.


Nestas festas populares foram gastas mais de 20 toneladas de papel e 50 toneladas de madeira. O trabalho não vai parar até ao final do evento.
Nem a branca de neve e os sete anões faltaram à décima terceira edição das festas das Ruas Floridas, na vila de Redondo.
O ‘Walt Disney’, o ‘Mar’ e o ‘Jardim Japonês’ são outros dos temas que dão cor a 43 ruas desta localidade alentejana.
“Há sempre coisas para fazer até ao último dia”, declarou Florbela Justa a alguns dos visitantes, uma moradora na rua com o tema ‘Jardim Japonês’.


Para quem quiser visitar as Ruas Floridas a autarquia local disponibiliza parques de estacionamento gratuitos para veículos ligeiros, autocarros e autocaravanas.
Mais do que um evento, as Ruas Floridas representam uma manifestação de afirmação identitária, durante a qual são postos em evidência inúmeros aspectos culturais do concelho de Redondo. 


"Parabéns a uma tão nobre iniciativa. Aqui o exemplo duma terra que se uniu. E o que precisamos no nosso país mais união e tolerância e toca a trabalhar para o bem de todos. Viva Redondo, viva Portugal", comentou outro dos visitantes deste evento.

Fazemos nossas, estas belas palavras...




Em 2013, as Ruas Floridas esperam por si de 3 a 11 de Agosto!







Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...