sexta-feira, agosto 16, 2013

A RAINHA DAS ROMARIAS PORTUGUESAS, JÁ COMEÇOU...- Festas de Nossa Senhora D'Agonia 2013, em Viana do Castelo









Senhora que ides ao mar,
meu amor de lá trazei;
morro de tanto ansiar,
viver sem ele eu não sei!
(Remígio Costa, 
                          quadra popular)                         
                         


A Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2013 arrancou no passado dia 16 e prolonga-se até terça-feira, 20 de agosto. Este ano, as Festas de Viana do Castelo estão subordinadas ao tema "Caravela do Mar", numa alusão às tradições marítimas da cidade. No habitual desfile de abertura, "Desfile da Mordomia", participaram cerca de 400 mulheres trajadas que carregavam ao peito centenas de quilos de ouro, avaliados em cerca de 14 milhões de euros.


As origens da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia remontam a uma via-sacra referenciada em documentos do século XV. No local onde hoje se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Agonia foi construída, em 1674, a Capela do Bom Jesus do Santo Sepulcro. A devoção à padroeira dos homens do mar surgiria em 1751, quando a imagem da santa entrou na capela, o que fez aumentar de forma considerável o número de promessas e ofertas.

A igreja dedicada a Nossa Senhora d'Agonia, começou a ser construída em 1774 e nove anos mais tarde, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu licença para que todos os anos pudesse ser celebrada naquele local, a 20 de Agosto, uma missa solene, dia que ainda hoje é considerado como feriado municipal. 


A Procissão ao Mar, outro ponto alto destas festividades, encontrou a sua origem na benção dos navios bacalhoeiros e data de 1948. Atualmente é um dos momentos mais emblemáticos das festas e atrai à zona da Ribeira, onde vive e trabalha a comunidade piscatória, milhares de pessoas e centenas de embarcações de barcos, que levam a imagem da padroeira ao mar e ao rio.

No regresso ao santuário, a imagem da santa percorre as principais artérias da Ribeira, cobertas de tapetes floridos confeccionados pelos pescadores durante toda a noite. A romaria inclui ainda o desfile da mordomia e o cortejo etnográfico que este ano será dedicado ao mar.


Rainha das romarias portuguesas, as Festas de Nossa Senhora d'Agonia são, sem dúvida, a romaria que mais visitantes traz a Portugal e que todos os anos celebro neste espaço, como já vem sendo tradição. 


Visitantes esses que se contam já por muitas centenas de milhares...







Para saber mais sobre estas festas, consulte:

VianaFestas
Av. Cabo Verde - lote 18
Parque Empresarial da Praia Norte
4900-350 Viana do Castelo
Tel. 258 809 394
Fax 258 809 375
Email: vianafestas@vianafestas.com






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...