terça-feira, agosto 13, 2013

FESTAS DO BARRETE VERDE E DAS SALINAS 2013, EM ALCOCHETE...A NOSSA TRADIÇÃO - De 9 a 15 de Agosto













Com 70 anos de história, as Festas do Barrete Verde e das Salinas representam o que de mais genuíno e verdadeiro as gentes de Alcochete tem para oferecer. O segundo fim-de-semana de Agosto é esperado por todos com grande ansiedade, porque marca o início de umas festas reconhecidas nacionalmente pelo seu carisma e tradição tauromáquica.



As Festas do Barrete Verde e das Salinas reúnem anualmente milhares de visitantes, que atraídos pela festa brava, pela fé, pela tradição e pela forma espontânea e entusiasta de receber que o povo de Alcochete tem, enchem as ruas da vila de grande animação e prolongam a noite até ser dia.

As festividades preservam na sua génese um culto religioso, muito vincado nas gentes, e uma grande paixão pela tauromaquia, consolidada na homenagem a três figuras basilares: o Campino, o Forcado e o Salineiro.

Organizadas anualmente pelo Aposento do Barrete Verde em estreita colaboração com a Câmara Municipal, as festas são um reflexo de uma tradição mantida ao longo dos tempos e que vai sendo sempre recriada pelas gerações mais novas.



Um dos momentos altos é a Noite da Sardinha Assada durante a qual seguem alegremente atrás da Charanga, milhares de pessoas, que enchem de cor e de vida as ruas da Vila, com coreografias criadas de forma espontânea e que perduram noite dentro até o sol nascer.
A procissão por Terra e por Mar é uma das mais intensas manifestações religiosas, reflexo da fé de um povo que teve, no passado, no rio o seu modo de sustento.
Não podemos esquecer as tradicionais largadas de touros que, a par com as corridas de touros são outra componente da festa, e ainda os espectáculos musicais, as exposições e actividades desportivas que integram um programa que mantém a vila envolta de alegria.

As Festas do Barrete Verde e das Salinas são um misto de sentimentos, emoção e diversão, onde o fado acontece em cada esquina, o flamenco ecoa por becos e vielas e onde os aficionados manifestam o seu “salero” frente ao touro nas arenas improvisadas nas ruas...



A tradição potuguesa, sempre no coração...












Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...