segunda-feira, agosto 19, 2013

PELA PRIMEIRA VEZ, A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA FOI ESTUDADA EM LABORATÓRIO...








No dia 30 de maio, o Santuário de Fátima e o Instituto Politécnico de Tomar assinam protocolo de cooperação no âmbito do estudo científico da Imagem de Nossa Senhora de Fátima venerada na Capelinha das Aparições

Assinatura do Protocolo

Entendendo a importância de um intercâmbio cultural, científico e pedagógico entre o Santuário de Fátima, no âmbito das valências do Museu do Santuário de Fátima, e o Instituto Politécnico de Tomar, nomeadamente do seu Laboratório de Conservação e Restauro, e considerando o interesse mútuo em estabelecer uma parceria institucional visando o estudo científico da Imagem de Nossa Senhora de Fátima venerada na Capelinha das Aparições, ambas as entidades assinaram um protocolo de cooperação no Salão da Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima. 

Este protocolo tem como objetivo um estreito relacionamento nos domínios da cooperação e da investigação científica, histórica e artística no âmbito do projeto do estudo da escultura de Nossa Senhora de Fátima venerada na Capelinha das Aparições.

Técnicos do laboratório do Instituto Politécnico de Tomar, recolhem a imagem
de Nossa Senhora.

O estudo a ser desenvolvido pretende proceder a uma análise rigorosa dos materiais e do estado de conservação da Escultura de Nossa Senhora de Fátima venerada na Capelinha das Aparições. 

Contando com os melhores meios analíticos à sua disposição, este projeto envolve técnicas fotográficas, macro e microscópicas, deteção de eventuais biofilmes e análise estratigráfica da peça escultórica. Serão também utilizados métodos espectrométricos para identificação química dos materiais que compõem a policromia, e métodos tomográficos para visualização 3D da estrutura, que permitem uma análise rigorosa do suporte e respetivo estado de conservação. 

Os resultados deste estudo serão objeto de uma publicação científica da responsabilidade do Museu do Santuário de Fátima e do Laboratório de Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar. 

De acordo com Padre Doutor Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, “o Santuário de Fátima tem como missão e dever principal acolher os peregrinos e propor-lhes a vivência da Mensagem de Fátima, que pensamos continuar plenamente atual. Assim entendemos ser nossa grave responsabilidade cuidar da Imagem que é venerada na Capelinha das Aparições. Bem sabemos o significado que esta Imagem tem para os devotos de todo o mundo. O presente protocolo visa, assim, permitir o estudo daquele que é o mais importante e precioso património do Santuário de Fátima”.

Papa Francisco

A escultura de Nossa Senhora de Fátima, da autoria de José Ferreira Thedim (1892-1971), criada em 1920 para veneração na Capelinha das Aparições, é uma peça de vulto redondo, com 1037 mm de altura, talhada em madeira de cedro do Brasil, com aplicação de policromia, douramento e carnação pela Casa Teixeira Fânzeres, de Braga. 

Sendo um dos mais importantes símbolos do Catolicismo, atrai ao Santuário de Fátima milhões de peregrinos por ano, entre eles os mais importantes dignitários da Igreja, como são os Papas. 






Esta Imagem de Nossa Senhora de Fátima será levada à Jornada Mariana, a pedido do Papa.Em Outubro,  na sua presença, o Papa Francisco consagrará o mundo ao Imaculado Coração de Maria, no Vaticano.











Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...